Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá prenderam em flagrante, neste domingo (10.11), um dos autores de um roubo violento ocorrido em duas residências na cidade de Acorizal, durante a madrugada de sábado para domingo.
O grupo criminoso armado e encapuzado invadiu uma residência primeiro, onde estavam pessoas idosas, e rendeu os moradores. Sob ameaça, os assaltantes exigiram que uma das vítimas desbloqueasse o celular para ter acesso às contas bancárias do morador e depois fugiram levando joias, aparelhos celulares, caixa de som e roupas.
Os criminosos ainda fizeram a vítima ligar para um parente dizendo que a avó estava passando mal e, em seguida, foram para a segunda residência, onde renderam a outra vítima.
O grupo anunciou o assalto quando a vítima abriu a porta, pensando se tratar do sobrinho. Na casa, os assaltantes também fizeram a vítima desbloquear o celular para fazer transferências bancárias e ainda roubaram um veículo Chevrolet S10 preta, joias, aparelhos eletrônicos e celulares.
As vítimas foram amarradas e trancadas em um dos cômodos da casa.
Após ser notificada do roubo, a equipe da Derf de Cuiabá iniciou as diligências e conseguiu identificar um dos participantes do crime. D.J.A.. de 31 anos, recebeu dinheiro transferido das vítimas, às 3h58 da madrugada de domingo.
Os policiais civis o localizaram em uma festa, perto da casa do suspeito, no bairro Bela Vista, em Cuiabá. D.J.A. foi detido em flagrante, encaminhado à delegacia especializada, e autuado pelo crime de roubo qualificado mediante violência com emprego de arma de fogo, em concurso de pessoas e com restrição de liberdade da vítima. Ele já responde a ação penal anterior pelos crimes de roubo e tráfico de drogas e estava com monitoramento por tornozeleira eletrônica.
As investigações seguem para identificar os demais envolvidos no roubo.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) irá participar de uma capacitação nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinada a servidores e servidoras que lidam com a identificação de pessoas privadas de liberdade.
O 4º Ciclo de Capacitação On-line da Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos para as Pessoas Privadas de Liberdade será realizado de forma on-line entre os dias 26 e 28 de novembro.
O treinamento tem como objetivo capacitar os servidores dos Poderes Judiciário e Executivo, além de profissionais de entidades parceiras, em sistemas e procedimentos relacionados à identificação e documentação civil para a população privada de liberdade.
O curso contará com um webinário de abertura e incluirá módulos sobre a identificação civil e a emissão de documentos para pessoas privadas de liberdade, abordando temas como a identificação civil, a instalação e operacionalização dos equipamentos de coleta biométrica, suporte e atendimento, além do gerenciamento do Módulo de Documentação Civil no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Também serão discutidos procedimentos específicos para a emissão e regularização de diversos documentos civis, conforme a programação anexa.
Além disso, a ação, implantada em todo o país, tem por objetivo a emissão confiável de documentos civis, a individualização da pena e o aperfeiçoamento da gestão prisional, tendo, como instrumento, a necessária verificação, consulta e coleta biométrica na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN), gerenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: arte gráfica digital de fundo azul, à esquerda escrito Ciclos de capacitação online em amarelo, ao lado uma imagem de uma digital com um contorno em volta, ao centro o texto “Ação Nacional de Identificação Civil e emissão de documentos para as pessoas privadas de liberdade”. 4º ciclo 26 a 28 de novembro.