Duas pessoas envolvidas nos crimes de homicídio e ocultação de cadáver contra um servidor da Assembleia Legislativa foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na segunda-feira (20.02), em investigações realizadas pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio das Delegacias de Terra Nova do Norte e Lucas do Rio Verde.
O corpo da vítima, Wanderley Leandro Nascimento Costa, foi localizado no final da tarde de segunda-feira, na região do Cinturão Verde, em Cuiabá, em estado avançado de decomposição. Duas pessoas que tiveram a participação identificada no crime foram presas, uma em Terra Nova do Norte e a outra em Lucas do Rio Verde e responderão pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.
As investigações iniciaram logo após o registro do boletim de ocorrência de desaparecimento, que relatava que a vítima saiu de casa em seu veículo Chevrolet Traker na noite de sábado (18) e não deu mais notícias. Posteriormente, dois homens em posse do veículo da vítima, foram até a casa dela, no bairro São João Del Rei, e buscaram uma TV 70 polegadas.
Durante a apuração dos fatos, a equipe de investigadores da DHPP recebeu informações de que o veículo da vítima passou em um pedágio em direção à Sinop. Com base na informação, foi possível identificar um dos envolvidos no crime que passou pela cidade de Sinop e estava seguindo sentido à Guarantã do Norte.
A abordagem do suspeito ocorreu durante uma parada na estrada na cidade de Terra Nova do Norte. Questionado, ele confessou a autoria do crime junto a um comparsa e indicou o local em que teriam desovado o corpo, em uma mata na lateral do linhão 7, região do Cinturão Verde, nos fundos do Pedra 90. A equipe da DHPP em Cuiabá foi até o local, onde encontrou o corpo da vítima.
Informações apontavam que o segundo envolvido estava na cidade de Lucas do Rio Verde, sendo acionada a equipe da Polícia Civil da cidade, que descobriu que o suspeito estava hospedado em um hotel próximo à rodoviária e que pegou um carro de aplicativo com destino à Cuiabá. A informação foi repassada para equipe da Polícia Militar que conseguiu realizar a abordagem do veículo já na região de Nova Mutum.
Os dois suspeitos identificados como autores do crime foram encaminhados para as Delegacias das cidades onde foram presos, onde após serem interrogados, foram autuados em flagrante pelo crime de ocultação de cadáver. Os procedimentos serão encaminhados para a DHPP que dará continuidade às investigações para esclarecimento de todos os fatos e identificação de outros possíveis envolvidos.
Dez novos operadores aerotáticos vão compor, a partir desta semana, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para ampliar a capacidade de atendimento à população em ações de segurança.
Os novos tripulantes fazem parte da 6ª turma do Curso de Operador Aerotático – Tripulante Operacional Multimissão (TOMM), concluído na última segunda-feira (18.11), que formou treze policiais e bombeiros para atuarem em ocorrências de resgate, salvamento e patrulhamento.
Além desses dez que vão atuar em Mato Grosso, o curso também formou outros três operadores que vão atuar no atendimento em Rondônia, Amapá e Acre.
O secretário de Estado de Segurança, coronel PM César Roveri, destacou os investimentos feitos nas diferentes áreas de segurança pública para ampliar e melhorar os serviços à sociedade mato-grossense.
“Esse treinamento de operador aerotático demonstra a preocupação que o Governo do Estado tem pelo cidadão. Nossos tripulantes estão equipados com macacão e colete novos, pistola Glock e fuzil, não só no Ciopaer, mas todas as forças de segurança têm o que existe de melhor no mundo para defender e proteger nossa sociedade”, afirmou.
O coordenador do Ciopaer-MT, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, destacou que os novos operadores foram preparados para atuar em qualquer área da segurança pública e vão ampliar significativamente os atendimentos aéreos em todo Estado.
“Eles representam uma força 25% maior na nossa tripulação e isso vai permitir colocar mais aeronaves em operações ao mesmo tempo e oferecer melhor atendimento com menor tempo de resposta”, explicou.
Lima Junior também lembrou que o Governo vem fazendo grandes investimentos no Ciopaer, o que permitiu ampliar o atendimento à população. De janeiro a outubro deste ano, a corporação cumpriu mais de 2.400 mil horas voadas, em 1.215 atendimentos em diferentes estados.
“O Ciopaer saiu de uma unidade que voava 1.400 horas por ano e não conseguia atender às demandas de polícia e saúde para, hoje, uma unidade de 3 mil horas, com quatro helicópteros e oito aviões, atendendo toda demanda de Mato Grosso e até de outros Estados. Isso só foi possível graças aos investimentos feitos”, detalhou.
A soldado do Corpo de Bombeiros Militar Jessyca Duarte, de 29 anos, que foi a única mulher a cumprir todo o estágio, é uma dos novos operadores aerotáticos. Para ela, ser a mais nova integrante do Ciopaer é a realização de um sonho que começou há cinco anos.
“O curso em si não é fácil. Ser mulher em uma profissão predominantemente masculina não é fácil. Não podemos comparar a fisiologia de um homem com a de uma mulher. Tive que me dedicar duas vezes mais, mas eu fui muito bem acolhida pela minha equipe e pelos instrutores. Eles foram fundamentais para minha formação”, destacou.
Outro novo operador aerotático formado é o sargento PM Amós de Almeida da Silva, que vai atuar no Estado do Amapá como tripulante.
“Foi um curso de alto padrão, que exigiu muito do aluno. Nós atuamos com multimissões e temos que estar preparados para qualquer situação, e, com esse curso, eu me sinto preparado para oferecer o melhor atendimento à população do meu Estado”, disse.
O curso
O curso 6º Operador Aerotático – Tripulante Operacional Multimissão (TOM-), do Ciopaer, foi realizado durante 75 dias consecutivos e incluiu atividades de sobrevivência em selva, salvamento aquático e resistência em altura. Uma das atividades de resgate ocorreu no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães.
O treinamento também ofereceu aos tripulantes noções de policiamento, atividade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de aerodinâmica, meteorologia, mecânica e combustível da aeronave.