O furto qualificado de 20 caixas de carnes, avaliadas em mais de R$ 14 mil, ocorrido no último sábado (28.12), durante o descarregamento em um supermercado em Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, no domingo (29), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
A ação resultou na prisão de quatro pessoas, entre elas um funcionário responsável pela entrega da mercadoria e o seu tio, envolvidos no furto, além de dois empresários apontados como receptadores da carga furtada.
As investigações iniciaram após a equipe da Derf-VG receber informações sobre o furto da carga de carnes, no momento em que era feito o descarregamento dos produtos em um supermercado na região do Capão Grande em Várzea Grande.
Por meio de imagens de câmeras de segurança, foi possível identificar o veículo utilizado no crime, sendo posteriormente possível chegar ao endereço do suspeito.
Questionado, o suspeito inicialmente negou o envolvimento no crime, porém posteriormente confessou que buscou as caixas de carne, após orientação do seu sobrinho, que trabalhava como entregador da mercadoria.
Com base nas informações passadas, os policiais seguiram para residência do funcionário, que confessou o crime e revelou que a carga já havia sido passada para os receptadores, entre eles o proprietário de um açougue no bairro capão Grande, e o proprietário de uma espetaria, no bairro 24 de dezembro.
Em continuidade às diligências, foi possível localizar os dois receptadores e recuperar a mercadoria furtada.
Os quatro suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde após serem interrogados pelo delegado Sérgio Luís, foram autuados em flagrante pelos respectivos crimes.
Na manhã de 2 de janeiro de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou uma escavadeira hidráulica da marca Liugong, que correspondia à descrição de um equipamento furtado. O maquinário havia sido apreendido durante uma operação contra o garimpo ilegal e estava estacionado em frente a uma mineradora em uma localidade próxima a Pontes e Lacerda.
A maquina foi encontrada durante policiamento, após denúncias de que o maquinário subtraído estaria sendo transportado em direção ao município de Pontes e Lacerda/MT.
Durante a abordagem o condutor do veículo informou, inicialmente, que havia recolhido a máquina em um local próximo ao pátio de uma empresa, alegando desconhecer sua origem. Contudo, apresentou versões contraditórias ao longo da entrevista.
Durante a inspeção, constatou-se que a escavadeira correspondia ao equipamento furtado. O boletim de ocorrência referente ao crime havia sido registrado em 29 de novembro de 2024.
O maquinário e o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.