Duas pessoas envolvidas em crime de furto e receptação foram presas em flagrante pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (05.08), em uma ação conjunta das Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos dos municípios de Sinop e Sorriso.
Um dos suspeitos é apontado como autor de diversos furtos ocorridos na zona rural de Cláudia. O outro seria o responsável por revender os itens furtados na cidade de Sorriso.
Após receberem a informação de mais um furto na zona rural de Cláudia, a equipe de investigadores da Derf Sinop se deslocou até uma propriedade, onde populares haviam detido o suspeito de furtar uma roçadeira.
Em posse do investigado, a equipe apreendeu uma arma calibre 20 carregada com seis munições, uma roçadeira e uma rabeta de barco. Após receber voz de prisão, o suspeito confessou que praticou outros roubos na zona rural, nos quais foram levados aparelhos de TV, botijões de gás e motosserra.
Ainda segundo o investigado, ele havia vendido os produtos furtados para o proprietário de uma loja de itens usados em Sorriso.
Com base nas informações, a equipe da Derf deslocou até Sorriso e com o apoio da equipe dos policiais da cidade, localizaram o suspeito de receptação, que confirmou que comprou os itens pelo valor de R$ 2.3 mil.
Na loja, foram apreendidos dois aparelhos de TV, quatro botijões de gás, uma motosserra, além de uma arma de calibre 20. Os produtos foram apreendidos e o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Sorriso, que investiga o crime de receptação.
A equipe da Derf de Sinop conduziu o investigado por furto com os itens apreendidos na zona rural até a Delegacia de Cláudia, que investigará o caso.
Após lavrado o flagrante, os investigados foram colocados à disposição da Justiça.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.