A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis esclareceu diversos furtos a residências ocorridos nos últimos dias na cidade e prendeu em flagrante o autor dos crimes, nesta terça-feira (01.08).
O criminoso furtou ao menos, cinco veículos e 10 televisores. Entre os veículos furtados está a camionete Amarok envolvida em uma colisão violenta que causou a morte de duas crianças e feriu outras três vítimas, que estavam em um WV Gol, na noite de segunda-feira (31), no bairro Vila Adriana. As vítimas que morreram em decorrência do acidente são duas irmãs, de sete e nove anos. O pai, o filho de nove anos e a outra vítima adulta que estavam no veículo tiveram vários ferimentos e estão hospitalizados.
O autor dos furtos repassou a camionete a um receptador, que foi surpreendido pela Polícia Militar conduzindo o veículo e saiu em alta velocidade por vias do bairro e causou o trágico acidente. Uma mulher de 20 anos que estava na camionete também ficou ferida e foi presa em flagrante.
Na ação da Derf nesta terça-feira foram recuperados um veículo furtado durante a madrugada e parte dos objetos subtraídos de outras vítimas.
De acordo com a investigação, o criminoso agia, em principio, sozinha para praticar os furtos. Ele entrava nas residências durante a madrugada enquanto os moradores dormiam e furtava os objetos, além dos veículos que geralmente estavam com a chave na ignição.
Em pelo menos dois furtos, o suspeito foi até as residências utilizando motocicleta e bicicletas furtadas e deixou os itens no local de crime para furtar novos veículos. O criminoso tem outros registros anteriores por furto qualificado e já cumpriu pena por três anos na penitenciária de Rondonópolis.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.