Três homens foram presos pela Polícia Civil, durante investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva), na manhã desta terça-feira (20.06), no bairro Alvorada, em Cuiabá.
Os suspeitos de 29, 39 e 40 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa.
A ação resultou também na recuperação de dois veículos de luxo, sendo uma caminhonete Toyota Hilux SW4, roubada no dia 10 de junho na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e um automóvel Toyota Corolla.
As diligências iniciaram na última quinta-feira (15.06), quando um cidadão passava o automóvel Honda HRV pela vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para realizar a transferência de propriedade.
Na ocasião a Derfva foi acionada e verificado indícios de adulteração do veículo, razão pela qual o carro foi apreendido e periciado, sendo constatado tratar-se de veículo com registro de roubo no Estado do Rio de Janeiro.
Dando continuidade nas diligências, descobriu-se que o cidadão que estava na posse do veículo Honda HRV, havia caído em um golpe, sendo vítima de crime de estelionato.
Os criminosos efetuaram a venda do automóvel, inclusive apresentando a documentação e procuração para a transferência do bem. Posteriormente os policiais civis confirmaram que tais documentos eram falsos.
Diante dos fatos, a equipe passou a monitorar de forma ininterruptas os suspeitos que efetuaram a venda do Honda HRV. Na manhã desta terça-feira (20), o trio foi abordado em um posto de combustível tentando negociar uma camionete Hilux SW4.
Em seguida o veículo Toyota Hilux SW4 passou por vistoria, e constatado ser produto de crime, motivo pelo qual os investigados foram presos em flagrante delito. Após a confecção dos autos, foi representado pela conversão da prisão em flagrante dos autuados, pela prisão preventiva.
De acordo com o delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano da Silva, foi um trabalho extremamente técnico dos policiais civis, que resultou na recuperação de dois veículos de luxo, roubados no Rio de Janeiro, bem como na desarticulação de um grupo criminoso especializado.
“Se não fossem tirados de circulação, com certeza os suspeitos fariam diversas outras vítimas em Mato Grosso. Além deles adulterarem todo os sinais identificadores do veículo roubado, também falsificavam a documentação e forjavam procurações, de modo que era muito difícil para o comprador perceber que estava sendo vítima de um golpe. Esperamos que a prisão seja mantida com o fim de garantir a ordem pública”, destacou o delegado.
O terceiro veículo apreendido em poder dos presos, Toyota Corolla, será submetido a perícia para verificar se trata também de automóvel produto de crime.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.