A Polícia Civil, representada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), participou do encontro que reuniu doze instituições e parceiros do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes (FIPPE).
O evento foi realizado na segunda-feira (28.08) e terça-feira (29.08), no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), visando avaliar e discutir ações e inovações para a Fase 2 do Programa REM MT.
A Dema apresentou suas propostas e estratégias para combater ilícitos penais contra ao desmatamento para os próximos quatro anos, oportunizando desenvolver de forma mais célere os trabalhos investigativos.
Durante a reunião os parceiros de comando e controle conversarem sobre a união de forças de suas tarefas, para enfrentar o desmatamento ambiental, bem como o Subprograma FIPPE desenvolverá o plano de atuação.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.