A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, lança na próxima quinta-feira (24.08), o projeto “Delegacia Itinerante” para levar serviços a locais que não possuem unidades fixas da instituição. O lançamento do projeto será no Distrito de Nossa Senhora da Guia, município de Cuiabá, na quinta-feira (24), às 09h30. As equipes de atendimento da Polícia Civil estarão na praça central do distrito.
O projeto Delegacia Itinerante visa atender a população, sobretudo fora da zona urbana, e que possui dificuldades em acessar uma delegacia, e incentivar a cidadania e a busca por informações e direitos básicos.
Serão disponibilizados serviços como registro de boletim de ocorrência, atendimentos aos grupos vulneráveis – vítimas de violência doméstica e familiar, crianças e adolescentes em situação de violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e idosos em situação de violação do Estatuto da Pessoa Idosa.
Entre outras atividades e ações s, os policiais civis farão oitivas de vítimas e testemunhas, confecção de termo de renúncia ou representação criminal e entrega de intimações.
A Delegacia Itinerante foi criada pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e aprovada pelo Conselho Superior de Polícia, e contará com o apoio logístico e operacional da unidade responsável pela respectiva área de atuação.
De acordo com o delegado Carlos Francisco de Moraes, coordenador da Polícia Comunitária, a missão do projeto é executar as atribuições da Polícia Civil na sua atividade-fim, com atendimento prioritário qualificado e humanizado, além da integração com a sociedade em ações de segurança pública.
“O projeto foi desenvolvido pensando uma solução viável e eficiente, bem como será implantado pela Diretoria-Geral Adjunta e executado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária”, destacou o delegado.
Um homem que descumpriu medidas protetivas de urgência e tentou enforcar a própria mãe foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quarta-feira (06.11), em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.
A vítima já havia sido agredida anteriormente pelo suspeito, ocasião em que ele foi preso em flagrante.
A idosa requereu as medidas protetivas de urgência contra o filho, que o impediam de se aproximar dela. No entanto, quando o suspeito foi solto, ele retornou à casa da mãe, onde quebrou diversos objetos e ainda tentou enforcá-la com uma camiseta. Não satisfeito, o suspeito se recusava a sair da residência, desferindo constante ameaças contra a vítima.
Diante da situação de violência, os policiais da Delegacia da Mulher de Cuiabá foram acionados e se deslocaram até a residência, onde realizaram a prisão em flagrante do suspeito.
Ele foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, ameaça e violência psicológica, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.