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MATO GROSSO

Polícia Civil investiga localização de armas em compartimento de caminhão em Confresa

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A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Confresa, instaurou inquérito policial para apurar a localização de três armas de fogo, dezenas de munições e entre outros equipamentos que foram encontrados escondidos dentro do balão de ar freio de um caminhão de uma transportadora do município.

As investigações iniciaram na terça-feira (24), após o funcionário da empresa, responsável por dirigir o caminhão, acionar a Polícia Civil e relatar que levou o veículo para avaliação em uma oficina depois de perceber um problema no sistema de freios.

Durante a análise do veículo, foi verificado que um terceiro balão de ar, que não era original do caminhão, estava soldado e com um parafuso transversal. Após a retirada do parafuso, um dos lados se abriu, sendo possível visualizar as armas de fogo escondidas.

Entre as armas encontradas no compartimento, estavam um revólver calibre 38, um fuzil calibre 556, uma pistola cromada 9 mm, seis munições calibre 0.38, 48 munições calibre 9 mm, além de um bloqueador de sinal com 10 antenas, um bloqueador de sinal com quatro antenas e três emuladores da partida de veículo.

Questionado, o motorista relatou que trabalha na empresa há cerca de um ano e está conduzindo o veículo há quase um mês. Diante dos fatos, as armas, munições e demais equipamentos foram apreendidos, e o motorista conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

Com abertura do inquérito policial, novas pessoas devem ser ouvidas para esclarecimento dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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