A Polícia Civil de Mato Grosso entregou na segunda-feira (06.05), a nova Delegacia de General Carneiro (442 km a leste de Cuiabá), totalmente revitalizada para melhor atender o cidadão e oferecer aos servidores ambiente de trabalho adequado.
A reforma e expansão da unidade foi realizada após o imóvel não mais atender às demandas da instituição e da população. O local encontrava-se em estado de deterioração, pintura desgastada, reboco danificado, problemas na parte hidráulica, pisos, telhados e forros comprometidos.
Diante das condições precárias e da necessidade imediata de reestruturação predial, houve a união de esforços entra Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil e Prefeitura de General Carneiro, que possibilitou as melhorias.
Com recurso financeiro proveniente de emendas parlamentares e apoio do município que disponibilizou a mão de obra necessária, as obras foram realizadas e resultaram em uma Delegacia de Polícia ampla, confortável e moderna.
O imóvel renovado possui espaços funcionais como salas de cartório, gabinetes, áreas para registro de boletins de ocorrência, alojamento, cozinha, celas, depósitos, pátio e estacionamento amplo, além da fachada conforme padronização institucional.
Conforme o delegado Regional de Barra do Garças, Wilyney Santana Borges, o comprometimento dos policiais civis de General Carneiro foi fundamental durante todo o processo.
Além do delegado Regional de Barra do Garças e as equipes de policiais civis da região, o evento de inauguração contou com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Conselho Comunitário de Segurança de Barra do Garças, Prefeitura e Câmara Vereadores de General Carneiro, Prefeitura de Barra do Garças, e Delegado Regional de Polícia de Barra do Garças.
Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia, e os operários que realizaram os serviços, cujo trabalho árduo e dedicado foi fundamental para a conclusão deste importante projeto.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.