A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Regional de Cáceres, inaugurou nesta quinta-feira (16.11), a nova sede da Delegacia de Polícia de Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá).
Estiveram presentes na cerimônia o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva, o diretor do Interior, Walfrido Nascimento, o diretor de Atividades Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o corregedor, Guilherme Fachinelli, o delegado regional de Cáceres, Bruno Lima Barcellos, entre outras autoridades.
O projeto idealizado pela equipe de Araputanga coordenada pelo delegado Fabrício Garcia, contou com apoio da Diretoria de Execução Estratégica (DEE), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Penal e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
Com visual moderno, a nova delegacia possui amplo espaço, ambientes climatizados, recepção informatizada para direcionamento do atendimento, sala de espera com assentos confortáveis, sala de boletim de ocorrência reservada possibilitando privacidade ao público.
O prédio foi adaptado para a atividade policial, sendo construídas celas conforme os parâmetros normativos atuais, com corredor isolado e protegido com grades, local para revista e fotografia dos presos para o sistema de reconhecimento facial, além de uma sala de reconhecimento com sistema de gravação em vídeo.
A nova estrutura possui amplo estacionamento para viaturas, portão eletrônico, além de um pátio para apreensão de veículos, entre outros espaços que proporcionarão melhor ambiente de trabalho para os servidores e atendimento de mais qualidade ao cidadão.
Um dos cartórios de atendimento foi preparado com decoração lúdica e acolhedora, a fim de proporcionar um atendimento humanizado e especial às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como a crianças e adolescentes.
O delegado Fabrício Garcia, falou da principal atribuição da Polícia Civil, que é a investigação criminal, e mesmo focados na mudança de endereço, os policiais civis durante todo o ano de 2023 continuaram dedicados em suas funções institucionais.
“Uma grande operação foi realizada (Operação Hígia II), a maior da história da região, a qual culminou com a prisão de diversos membros de uma facção criminosa, além de outras ações policiais e diversos procedimentos concluídos com autoria identificada”, destacou Fabrício Garcia.
Para ele o trabalho certamente será otimizado com a estrutura nova e moderna, trazendo conforto não só para os policiais, como para a população, refletindo principalmente sobre a qualidade do atendimento e da prestação de serviço público.
“Legado! É a palavra que define o significado da nova Delegacia de Araputanga para a instituição e para a região de fronteira de Mato Grosso”, finalizou o delegado.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.