Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil forma 17 profissionais em curso inédito de Operador e Instrutor de Pilotagem Policial

Publicado

em

Dezessete profissionais de Segurança Pública concluíram, neste sábado (07.09), o 1º Curso de Operador e Instrutor de Pilotagem Policial, ministrado pela Academia de Polícia Civil do estado de Mato Grosso.

A capacitação inédita para policiais civis no país, sendo realizada pela primeira vez pela Polícia Civil de Mato Grosso, buscou dotar os participantes de conhecimentos, habilidades, técnicas e capacitá-los à função de Instrutor de Pilotagem Policial, conferindo-lhes a competência de ministrar instruções, habilitações, treinamentos, aplicar avaliações e realizar as demais tarefas pertinentes à temática da pilotagem policial.

O curso foi realizado entre os dias 26 de agosto a 07 de setembro, contemplando aulas práticas e teóricas com disciplinas de mecânica e tecnologia embarcada, comboio e escolta, técnicas de pilotagem, pilotagem off-road, operacional, pilotagem defensiva, passiva e ofensiva, técnicas em dupla, entre outras.

Foram habilitados para atuar como instrutores 13 policiais civis, um policial rodoviário federal e três policiais militares.

O coordenador do curso, investigador Carlos Juliano Kunze, destacou que o método de pilotagem policial é consolidado em outros países e agora também está consolidado na Polícia civil do Estado de Mato Grosso.

“A pilotagem policial é aplicada em outras forças de segurança do Brasil, como a Polícia Federal e Polícia Militar, e agora passa a ser uma realidade na Polícia Civil, sendo Mato Grosso a primeira a aplicar esse método. Todos os instrutores passaram por diversas metodologias e agora estão preparados para difundir as técnicas aprendidas”, destacou.

Para o diretor da Acadepol, Fausto Freitas, o curso representa uma quebra de paradigmas e cita que morrem mais policiais com acidentes em viaturas do que até mesmo em confrontos armados.

“Aos novos instrutores, quero dizer que a missão não acaba aqui. Vocês agora são nossos professores e têm a tarefa de levar esse conhecimento aos demais profissionais integrantes da instituição. Vocês têm a responsabilidade de manter essa chama acesa, de se capacitar cada vez mais e conscientizar os colegas da importância de se observar as regras e técnicas de pilotagem e, com isso, certamente salvar vidas”, disse o diretor.

Representando os alunos da turma, a investigadora Thaíssa Figueiredo agradeceu a oportunidade de participar do curso. “É uma formação que busca, em primeiro lugar, preservar vidas policiais, pedestres e demais agentes de trânsito. Dentro das técnicas aprendidas, o policial atuará com um padrão que visa garantir a segurança e a eficiência da ação. A capacitação, com certeza, é um marco na gestão da Polícia Civil do estado de Mato Grosso”, disse a nova instrutora.

O delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos, esteve presente no encerramento do curso, destacou a importância da capacitação e apontou que a Polícia Civil de Mato Grosso está preparada para atuar de forma segura na pilotagem policial.

“É uma grande conquista para a Polícia Civil de Mato Grosso, que agora conta com profissionais preparados para garantir a segurança e preservar vidas dos nossos servidores durante a pilotagem em ações policiais, em que somos submetidos às maiores adversidades e ainda passar o conhecimento adquirido para outros colegas e instituições”, afirmou Bastos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF apreende 217 cigarros eletrônicos em Rondonópolis – MT

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).

Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).

Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.

Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.

Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora