Cinquenta profissionais de inteligência, entre policiais civis, militares, rodoviários federais, bombeiros militares, servidores da Sema, Ibama, Gaeco e Mapa, concluíram o 1º Curso de Inteligência Ambiental, na sexta-feira (23.06), em Cuiabá.
A capacitação promovida pela Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em parceria com a Diretoria de Inteligência e Academia de Polícia (Acadepol), foi realizada no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O 1º Curso de Inteligência Ambiental teve como objetivo o aprofundamento teórico de conteúdos, procedimentos especializados e técnicas operacionais de inteligências, com foco no combate aos crimes ambientais em Mato Grosso.
Durante cinco dias de qualificação, os participantes receberam instruções e debateram estratégias de atuação, visando a defesa e proteção dos recursos naturais, subsidiadas nas ferramentas de tecnologia e inteligência.
O encerramento do curso contou com a presença da Diretoria da Polícia Civil, representada pelo diretor de Atividades Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, diretor da Acadepol, Fausto José Freitas da Silva, delegado da Diretoria de Inteligência, Eduardo Botelho, e da delegada titular da Dema, Liliane Murata.
Os diretores destacaram a importância do curso, em difundir conhecimentos que buscam fortalecer as metodologias de trabalho, desenvolvidas pelas instituições públicas, as quais exercem a função direta ao enfrentamento de ilícitos penais.
Em 2023 a Polícia Civil está promovendo diversas capacitações, de forma continuada, para que as investigações sejam cada vez mais robustas e pautadas na qualidade.