Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil elimina cerca de 180 metros lineares de papéis que perderam a validade

Publicado

em

A Polícia Civil, por meio do Arquivo Central, realizou nesta segunda-feira (12.06), o primeiro descarte de documentos de 2023. O ato de eliminação foi realizado em uma empresa de reciclagem, na cidade de Várzea Grande.

Foram descartados a mensuração de 175,7 metros lineares de papéis, relativos aos conjuntos documentais da instituição e que perderam a validade, totalizando 1.255 unidades de caixas box.

O montante de documentos que passou do prazo de guarda, estava acondicionado no Arquivo Central, da Diretoria de Execução Estratégica, e refere-se a procedimentos das unidades policiais entre os anos de 1987 à 2021.

Todo material foi transportado em um caminhão da empresa prestadora do serviço, sendo posteriormente picotados em uma máquina específica e transformado em material reciclado.

O ato de descarte cumpre a legislação e normas, em especial, a Instrução Normativa nº. 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), bem como foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 12 de maio de 2023.

O Arquivo Central da Polícia Civil concentra centenas de documentos, de todas épocas, remetidos pelas delegacias e setores administrativos da instituição, como boletins de ocorrências, processos, segundas vias de inquéritos policiais, entre outros documentos.

Conforme a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, investigadora Glauce Regina Pacheco Correa, em razão da grande quantidade de documentos guardados, o Arquivo Central realiza o processo de catalogação dos papéis, sem valor e validade, visando a futura destruição.

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos foi criada com objetivo de analisar os documentos selecionados, que têm prazo de guarda específico e cumpriram todo seu “ciclo de vida”, razão pela qual a destinação final estabelecida em tabela de temporalidade é a eliminação.

Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da Comissão e, posteriormente, é encaminhada à Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso para autorização da eliminação.

Classificação dos documentos

São considerados arquivos, o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, entidades privadas, em decorrência de sua atividade, e ainda por pessoas físicas. Os documentos são classificados como correntes – aqueles que constituem objetos de consulta frequente; intermediários – aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, aguardam sua eliminação ou guarda permanente; e os documentos permanentes – aqueles de valor histórico, probatório e informativo, que devem ser preservados.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil recupera veículos e prende autor de roubo em que vítimas foram agredidas

Publicado

em

Por

Um crime de roubo em que as vítimas foram agredidas e tiveram veículos subtraídos foi esclarecido em ação realizada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, na quarta-feira (17.09), no município de Lucas do Rio Verde.

A ação resultou na recuperação dos veículos roubados, um Fiat Uno e um Toyota, e na prisão em flagrante de um dos envolvidos pelo crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas e restrição de liberdade da vítima. Outros dois envolvidos entraram em confronto com a Polícia Militar na cidade de Sorriso e foram a óbito.

O crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (17), quando três amigos estavam jogando sinuca em um bar, no bairro Tessele Júnior, em Lucas do Rio Verde. Durante a partida, eles perceberam o furto do veículo Fiat Uno, de um deles.

Ao saírem para procurar o veículo, as vítimas foram abordadas por três suspeitos armados e encapuzados, que pegaram o celular dos jovens. Os criminosos encontraram fotografia de uma arma de fogo no aparelho de um deles e decidiram ir até a casa da vítima para buscar a arma. Os suspeitos invadiram a residência, mantendo refém o jovem e a sua mãe, que foram agredidos com socos, pontapés e coronhadas.

Da casa, os criminosos subtraíram diversos bens, como televisão, eletrodomésticos, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 36, joias, carne, bebidas alcoólicas, além de um veículo VW Gol e um Toyota Corolla.

Assim que foi acionada sobre o fatos, a equipe da Polícia Civil iniciou as diligências e conseguiu localizar o veículo Fiat Uno, produto do furto ocorrido no bar em que estavam os jovens.

Em continuidade às diligências, os investigadores da Delegacia de Lucas do Rio Verde conseguiram levantar informações, que levaram a identificação de um dos envolvidos no roubo, que foi localizado escondido em uma região de mata, no bairro Rio Verde.

O suspeito foi conduzido à delegacia e foi reconhecido formalmente pelas vítimas como um dos autores do roubo. Diante das evidências, ele foi interrogado pelo delegado João Antonio Batista Ribeiro Torres e posteriormente autuado em flagrante pelo crime de roubo majorado.

Os outros dois envolvidos no crime também foram identificados, porém entraram em confronto com policiais militares da Força Tática de Sorriso. Eles foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Os suspeitos estavam na posse do veículo Toyota Corolla, subtraídos das vítimas, que também foi recuperado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora