A Polícia Civil, por meio da Gerência de Operações Especiais (GOE), detonou na quinta-feira (17.08), explosivos que seriam utilizados por uma facção criminosa para uma fuga em massa no Presídio de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá).
O material explosivo foi apreendido no dia 07 de agosto durante as diligências para recaptura de sete reeducandos que haviam fugido do presídio no dia anterior. Dois suspeitos de dar apoio a fuga foram presos, dentre eles o responsável pelo explosivo.
Durante os trabalhos, a equipe da Polícia Militar prendeu em flagrante um homem que deu apoio à fuga, sendo apreendido em um terreno baldio próximo a residência do suspeito, duas emulsões explosivas e dois detonadores. Segundo informações, o explosivo seria utilizado por uma facção criminosa, nas dependências do Centro de Detenção Provisória de Peixoto de Azevedo, com o fim de promover uma fuga em massa.
A destruição dos explosivos foi realizada pelos policiais da GOE em uma área isolada, atrás da Delegacia de Peixoto de Azevedo, sendo antes da detonação, realizada a análise e neutralização dos explosivos.
Confronto
Em ação conjunta das Forças de Segurança dos municípios de Peixoto de Azevedo e Colíder foi descoberto a localização de quatro dos fugitivos do Centro de Detenção Provisória, que estariam em Chácara nas proximidades da Rodovia MT-320.
Na terça-feira (15.08) policiais militares e civis foram até o local averiguar os fatos, ocasião em que foram recebidos a tiros pelos criminosos. No confronto, os quatro suspeitos foram atingidos e vieram a óbito.
Na noite de 7 de novembro, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 400 kg de drogas durante uma abordagem no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (MT). A carga ilícita foi encontrada em um caminhão frigorífico. O motorista afirmou que receberia uma quantia em dinheiro para transportar o entorpecente de Pimenta Bueno (RO) até Belo Horizonte (MG).
Durante a fiscalização, os policiais notaram sinais de manipulação nos parafusos das travas das portas do baú frigorífico, o que motivou uma inspeção detalhada. Dentro do compartimento, foram encontrados sacos de diferentes cores contendo cloridrato de cocaína, pasta base e skunk, totalizando aproximadamente 424 kg. Um teste preliminar confirmou a presença das drogas.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o caminhão e materiais apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis.