A Diretoria da Polícia Civil recebeu na tarde de quarta-feira (19.07), em Cuiabá, a visita institucional do delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Alagoas, Gustavo Xavier, para tratar assuntos referentes aos trabalhos desenvolvidos pelas instituições.
Acompanhado de sua equipe, o delegado-geral de Alagoas foi recepcionado pelo delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva e pelos diretores de Atividades Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, e Execução Estratégica, Mário Dermeval, que apresentaram o funcionamento do inquérito eletrônico implantado em Mato Grosso.
Durante o encontro foram demostradas as ferramentas adotadas na área de tecnologia, aplicativos e inteligência artificial, que possibilitam a melhoria e celeridade das investigações.
Na ocasião os visitantes se surpreenderam com a estrutura desenvolvida pela Polícia Civil mato-grossense, bem como trocaram informações, experiências e conhecimentos, acerca de ações e projetos.
Os representantes da Polícia Civil de Alagoas foram presenteados com o livro institucional que traz a história dos 180 anos da Polícia Civil de Mato Grosso.
Também participaram da reunião, o delegado da Diretoria de Inteligência, Wylton Massao Ohara, e os gestores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Fabio Arruda e Ricardo Barcelar.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.