A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) participa nesta semana, em Brasília, do 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas no combate a organizações criminosas dos 26 estados e Distrito Federal.
O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência e segue até o dia 04 de setembro. Participam delegados de polícia, promotores e procuradores dos Ministérios Públicos estaduais e federal.
O evento reúne palestras sobre enfrentamento ao crime organizado, focando principalmente em ações de integração entre as instituições e de descapitalização das organizações criminosas.
O objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional e do compartilhamento de conhecimento entre as unidades especializadas. Essa estratégia está sendo coordenada pela Diretoria de Operações da Senasp, que implementará uma abordagem inteligente e eficaz, visando desmantelar as estruturas das organizações criminosas de maneira holística e sustentável.
A estratégia incluirá a participação de outros órgãos federais e estaduais e de entidades ligadas ao Sistema de Justiça Criminal.