A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) participa nesta semana, em Brasília, do 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas no combate a organizações criminosas dos 26 estados e Distrito Federal.
O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência e segue até o dia 04 de setembro. Participam delegados de polícia, promotores e procuradores dos Ministérios Públicos estaduais e federal.
O evento reúne palestras sobre enfrentamento ao crime organizado, focando principalmente em ações de integração entre as instituições e de descapitalização das organizações criminosas.
O objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional e do compartilhamento de conhecimento entre as unidades especializadas. Essa estratégia está sendo coordenada pela Diretoria de Operações da Senasp, que implementará uma abordagem inteligente e eficaz, visando desmantelar as estruturas das organizações criminosas de maneira holística e sustentável.
A estratégia incluirá a participação de outros órgãos federais e estaduais e de entidades ligadas ao Sistema de Justiça Criminal.
Na noite de 7 de novembro, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 400 kg de drogas durante uma abordagem no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (MT). A carga ilícita foi encontrada em um caminhão frigorífico. O motorista afirmou que receberia uma quantia em dinheiro para transportar o entorpecente de Pimenta Bueno (RO) até Belo Horizonte (MG).
Durante a fiscalização, os policiais notaram sinais de manipulação nos parafusos das travas das portas do baú frigorífico, o que motivou uma inspeção detalhada. Dentro do compartimento, foram encontrados sacos de diferentes cores contendo cloridrato de cocaína, pasta base e skunk, totalizando aproximadamente 424 kg. Um teste preliminar confirmou a presença das drogas.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o caminhão e materiais apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis.