A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, cumpre, na manhã desta quarta-feira (06.11), ordens judiciais em apoio a operação deflagrada com base em investigações conduzidas pela Polícia Civil de Goiás.
Na operação, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva com alvo em um grupo criminoso que movimentou mais de R$ 3 milhões com a prática de estelionatos qualificados, na modalidade golpe do intermediário de vendas.
As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste e Coxim (MS). Os trabalhos também contam com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
A investigação, conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais, da 17ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Goiás, iniciou depois que duas vítimas residentes na cidade de Águas Lindas (GO) procurarem a unidade policial para denunciar os fatos.
Com avanço das investigações, foi possível identificar todos os suspeitos vinculados ao núcleo criminoso de engenharia social, com funções específicas para cada um dos seus integrantes.
Entre os alvos identificados, estão os que entravam em contato com as vítimas e os que estavam vinculados ao núcleo financeiro, movimentando os valores obtidos ilicitamente.
Após a análise do material apreendido, os inquéritos policiais serão remetidos ao Poder Judiciário Goiás, devendo os suspeitos serem indiciados por estelionato qualificado. Eles podem pegar uma pena que pode chegar a 8 anos de reclusão.
A Delegacia da Polícia Civil de Colíder cumpriu, nesta terça-feira (05.11), na Operação Cerco Total, 16 mandados de prisão e de buscas contra investigados por tráfico de drogas e tentativa de homicídio.
Durante o cumprimento das 12 ordens judiciais de buscas e quatro de prisão, foram apreendidas porções de entorpecentes nos endereços alvos da operação e três suspeitos foram detidos em flagrante por tráfico de drogas.
A Operação Cerco Total é resultado de uma investigação da Delegacia de Colíder para esclarecer uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 8 de outubro deste ano. Na ocasião, quatro criminosos foram ao bairro Celídio Marques e tentaram executar um adolescente que tinha sido apreendido em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, no ano passado.
Na época em que o adolescente foi apreendido, um gerente do tráfico de drogas na cidade também foi preso. A mando deste criminoso, foi decretada a execução do adolescente.
A investigação identificou os executores e mandantes da tentativa de homicídio do menor de idade e a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pelas buscas e apreensões e prisões temporárias dos envolvidos.