A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Tabaporã (643 km a médio-norte de Cuiabá), deflagrou na manhã desta quinta-feira (13.07), a Operação Delatio, para cumprimento de 13 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão com foco no combate ao tráfico de drogas e crimes correlatos como homicídio e ocultação de cadáver.
A operação, deflagrada com base em investigações da Delegacia de Tabaporã, contou com o apoio de policiais das Delegacias de Porto dos Gaúchos, Juara, Delegacia Regional e Municipal de Juína. No total, são cumpridos nove mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. Sete pessoas foram presas até o momento além da autuação de três pessoas em flagrante.
Em buscas na residência de um dos alvos, foram apreendidas diversas porções de maconha que estavam escondidas debaixo da cama. Em outro alvo, os policiais apreenderam diversas porções de cocaína e maconha que estavam escondidas dentro de uma máquina de lavar, aparentemente sem funcionamento.
Na casa de um terceiro investigado, foi apreendido uma mochila com tabletes de maconha, uma pochete com porções médias de pasta base de cocaína, sendo uma média e outras já embaladas para venda. No mesmo local, foi apreendido um veículo utilizado para atividade de tráfico na modalidade delivery, onde foram encontradas outras porções de pasta base de cocaína já embaladas para venda e dinheiro oriundo do comércio ilícito.
A ação resultou ainda na apreensão de diversos aparelhos celulares, apetrechos relacionados ao tráfico de drogas e objetos de origem ilícita. Todo o material apreendido e os presos foram encaminhados à Delegacia de Tabaporã para as providências cabíveis, sendo posteriormente encaminhados para a Cadeia Pública de Porto dos Gaúchos.
Segundo o delegado de Tabaporã, Bruno Palmiro, as diligências seguem em andamento para localização dos suspeitos que continuam foragidos. “É um importante trabalho de combate ao tráfico e que pode auxiliar no esclarecimento de outros crimes correlatos ocorridos na região”, disse o delegado.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.