A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis concluiu duas investigações que solucionaram, ao menos, 22 ocorrências de crimes patrimoniais registradas na cidade, nas últimas semanas.
Um dos indiciados, identificado como P. H. S. N., de 23 anos, foi preso em flagrante após o roubo de uma caminhonete Toyota Hilux, no dia 04 de julho. A partir da prisão dele, a equipe da Derf de Rondonópolis identificou outros roubos em que o criminoso também foi o autor. Outras duas caminhonetes, da mesma marca e modelo, foram roubadas por P. H. utilizando o mesmo modo de execução.
Roubos de caminhonetes e comércio
Ele iniciava o roubo identificando potenciais vítimas, mais vulneráveis, e as seguia em uma motocicleta, com um comparsa. No momento em que as vítimas estacionavam a camionete, o condutor da moto parava próximo aos veículos e a garupa descia e abordava as vítimas, usando arma de fogo e sob ameaça.
A Polícia Civil apurou que os veículos tinham como destino a Bolívia. Na ocasião de sua prisão em flagrante, foram encontrados na residência de P.H. diversos objetos levados das vítimas. Foi recuperada uma das caminhonetes roubadas, escondida em um matagal até que fosse verificada se havia sistemas de rastreamento.
Além dos roubos das caminhonetes, o mesmo autor foi também identificado como executor de mais três roubos, com emprego de arma de fogo, ocorridos em estabelecimentos comerciais. Em todos, ele usou motocicletas para facilitar a fuga. Dois roubos ocorreram em postos de combustíveis e outro em um restaurante, em Rondonópolis.
O criminoso segue preso preventivamente e foi indiciado pelos delitos de roubo majorado pelo concurso de pessoas, subtração de veículo automotor para o exterior e emprego de arma de fogo.
Furtos
Em outro inquérito policial concluído pela Derf, um criminoso, R.S.P., de 26 anos, também preso em flagrante e nas investigações é apontado como autor de 12 furtos de materiais de construção que estavam guardados em contêineres próximos às respectivas obras.
Ele utilizava um veículo do tipo furgão para facilitar o furto dos equipamentos, após arrombar os cadeados dos depósitos, principalmente, durante o período noturno. Dezenas de objetos furtados foram encontrados na residência do criminoso, que confessou também guardar alguns deles para organizações criminosas que atuam no estado.
R. S. P. também foi apontado como autor de pichações em muros da cidade de Rondonópolis com apologia a uma facção criminosa. Na casa foram localizados sprays de tinta usada para as pichações criminosas.
O criminoso foi indiciado por furto qualificado, receptação e promover ou integrar organização criminosa e permanece preso preventivamente.
O delegado Santiago Sanches destaca que a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos Rondonópolis segue realizando trabalhos investigativos qualificados visando ao combate e repressão de crimes patrimoniais cometidos na região. Ele ressalta ainda o papel essencial que a população tem para auxiliar as forças de segurança contra a criminalidade. Denúncias podem ser encaminhadas ao telefone 197, sendo garantido o sigilo da identidade.
No dia 20 de novembro de 2024, por volta das 21h35, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização no km 741 da BR-070, no município de Cáceres (MT), como parte das ações de combate a crimes fronteiriços.
Durante a abordagem a um ônibus que fazia a linha Porto Velho (RO) – Cuiabá (MT), foi solicitada a parada do veículo para inspeção. Ao fiscalizar uma passageira, uma jovem de 19 anos, foram feitas perguntas sobre a origem e o destino da viagem, bem como sobre a existência de bagagens no compartimento inferior. A passageira negou possuir qualquer mala.
No entanto, ao verificar o bilhete de passagem da jovem, foi encontrada uma mala identificada com um ticket correspondente. Durante a inspeção da bagagem, os agentes localizaram quatro tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína.
Ao ser questionada, a mulher afirmou que pegou a droga em um cesto de lixo na cidade de Mirassol D’Oeste (MT) e que a levaria até a rodoviária de Cuiabá (MT). Ela também informou que receberia certa quantia em dinheiro pelo transporte.
Diante das evidências, a passageira foi encaminhada, para a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), da Polícia Civil em Mato Grosso, onde foi registrada a ocorrência por tráfico de drogas.