Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil capacita funcionários de bares e restaurantes para prevenção à violência contra mulher

Publicado

em

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, nesta semana, o primeiro treinamento no Estado sobre o protocolo “Não é Não”, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Mato Grosso (Abrasel-MT), para divulgar a Lei n° 14.786/2023, que busca a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher em locais fechados com venda de bebida alcoólica.

O treinamento, realizado na terça-feira (18.06), em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública, reuniu cerca de 100 gestores e funcionários de bares, restaurantes e casas de show da Capital. A ação ocorreu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O encontro teve como foco principal capacitar os participantes para o atendimento às vítimas e conscientizá-los sobre a implantação do protocolo.

Entre as palestrantes estavam a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá; a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora adjunta do Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino do Ministério Público de Mato Grosso; e a defensora pública Rosana Leite, responsável pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem).

A delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes falou sobre o isolamento do local até a chegada da polícia, a importância da manutenção das provas, a necessidade de preservar as imagens do local e fornecê-las à Polícia Civil e a proteção e assistência disponível à vítima de constrangimento e violência ocorridos nos estabelecimentos.

“O protocolo ‘Não é Não’ entrará em vigor no dia 28 de junho. Este treinamento representou um importante passo no combate à violência contra a mulher, buscando o respeito e proteção às mulheres e meninas nos espaços públicos”, disse a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Foragido por estupro de vulnerável e tráfico de drogas é preso após agredir a própria mãe

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Porto Alegre do Norte, cumpriu dois mandados de prisão contra um foragido da Justiça envolvido em crimes de estupro de vulnerável e tráfico de drogas nesta sexta-feira (06.09).

A prisão do suspeito, de 33 anos, ocorreu depois dele se envolver em uma ocorrência de violência doméstica em que agrediu a própria mãe.

As diligências iniciaram depois da denúncia da agressão, que resultou na prisão em flagrante do suspeito. Durante a checagem de antecedentes, os policiais da Delegacia de Porto Alegre do Norte descobriram os dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela comarca de Água Boa.

Diante dos fatos, além de ser lavrado o flagrante pela violência doméstica, foi dado cumprimento aos mandados e, posteriormente, o criminoso foi colocado à disposição da Justiça.

O delegado de Porto Alegre do Norte, Victor Donizete, destacou que a prisão reforça o compromisso da Polícia Civil com o cumprimento de ordens judiciais e o combate à criminalidade, em especial aos crimes de violência sexual e tráfico de drogas.

“A ação é mais uma demonstração dos esforços das forças de segurança pública em Mato Grosso para garantir que criminosos foragidos sejam localizados e responsabilizados pelos atos cometidos”, disse o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora