MATO GROSSO

Poder Judiciário utiliza dinâmica de jogo como ferramenta para divulgar o Mapa Estratégico

Publicado

em

 O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), em parceria com o Laboratório de Inovação-InovaJusMT, adotará uma abordagem inovadora para divulgar o seu Mapa Estratégico com técnicas de gamificação, ou seja, utilizando dinâmica de jogo para gerar motivação e engajamento.
 
O projeto foi validado pela Coplan nesta sexta-feira (24.5) e foi desenvolvido como uma resposta direta às necessidades de melhor compreensão e engajamento dos servidores com o Mapa Estratégico do TJMT. Com um formato lúdico, que inclui perguntas de múltipla escolha e atividades interativas, espera-se que os servidores absorvam mais facilmente as informações essenciais de uma maneira mais eficiente.
 
A gamificação será inserida em diversos momentos para envolver os servidores em um ambiente competitivo, porém amigável, onde eles serão incentivados a responder questões que exploram desde os princípios institucionais até metas específicas dentro do Mapa Estratégico. A dinâmica inclui elementos como cartas e fichas para facilitar a interação, com pontos sendo atribuídos a cada resposta correta.
 
“Pretendemos utilizar a gamificação como método para facilitar o entendimento do nosso Mapa Estratégico, que é essencial para alinhar nossas ações diárias com os objetivos institucionais. Este processo vai ajudar a transformar informações estratégicas em atividades interativas, incentivando a participação ativa na compreensão e implementação das nossas diretrizes”, explicou o Coordenador de Planejamento, Afonso Vitorino Maciel.
 
Objetivos e Impacto Esperado – O principal objetivo desta inovação é promover uma compreensão mais profunda e engajada do Mapa Estratégico, garantindo que todos os servidores estejam alinhados e informados sobre as diretrizes que orientam suas atividades. Além disso, a Coplan espera que a gamificação ajude a fortalecer a cultura de inovação e colaboração no TJMT, as quais são importantes para o sucesso organizacional.
 
A expectativa é que esta abordagem não apenas aumente o interesse e a participação dos servidores nas iniciativas estratégicas, mas também melhore a retenção de informações e a aplicação prática das diretrizes do Mapa Estratégico no dia a dia do trabalho.
 
Capacitação em Linguagem Simples – Toda a equipe da Coordenadoria de Planejamento participou de uma oficina de Linguagem Simples na sexta-feira (24.5), com teoria e prática aplicada aos documentos específicos da área.
 
Nesse mesmo dia, validaram a gamificação do Mapa Estratégico, mostrando o alinhamento da equipe com os macrodesafios do CNJ, ou seja, ao planejamento estratégico do Judiciário Nacional e projetos que apliquem a Linguagem Simples alinhados com os objetivos finais, como a “Garantia dos Direitos Fundamentais” e o “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”.
 
“Eu tinha uma percepção de que a linguagem simples era fundamentada e baseada somente em visual law. E, na verdade, a capacitação foi para rever os conceitos, com atendimento para o cidadão e isso superou minha expectativa. Vocês colocaram de uma forma tão simpática, que a aderência ao tema não é mais aquela que eu tinha percepção. Eu tinha uma percepção de que seria uma imposição. E não é isso. Ficou legal a dinâmica e as interações. Isso deixa a gente leve para aderir. Parece que todo mundo queria isso”, relatou o analista judiciário da Coplan, Juliano Barroso, sobre o aprendizado.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens – Foto 1: a imagem mostra os servidores sentados e olhado para a instrutora. Ela esté em pé e aponta para um telão onde há projeção do conteúdo que está sendo discutido. 
 
Josiane Dalmagro
Laboratório de Inovação do TJMT
InovaJusMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News