Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário e parceiros promovem a capacitação de reeducandos em Porto Alegre do Norte

Publicado

em

Reeducandos da Cadeia Pública de Porto Alegre do Norte (1.159 km de Cuiabá) estão participando de cursos de capacitação por meio de uma parceria entre o Poder Judiciário, a Prelazia de São Félix do Araguaia, o Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Machado), o Instituto Federal de Mato Grosso (Campus Confresa) e a Fundação Dom Aquino (Aracaju). A primeira turma iniciou suas atividades em 22 de outubro, com 20 alunos inscritos. Estão sendo oferecidos três cursos: auxiliar administrativo, gestão e pedreiro.
 
O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, esteve na comarca na semana do lançamento do curso por ocasião do Programa Corregedoria Participativa. Ele elogiou a iniciativa e ressaltou que parcerias desta natureza são valiosas, pois contribuem para a sociedade como um todo. “A Corregedoria apoia ações como esta, que oferecem novas escolhas. Graças a esses parceiros e à sociedade local, essas oportunidades estão sendo viabilizadas para os reeducandos”, afirmou o desembargador.
 

Os cursos integram o programa Capacita em Rede, do Governo Federal. Segundo o juiz da 3ª Vara da Comarca de Porto Alegre do Norte, Caio Almeida Neves Martins, foram disponibilizados 20 cursos profissionalizantes, dos quais três estão em andamento na cadeia publica da cidade, cada um com 20 vagas e 50 horas de duração. “Essa parceria surgiu a partir de conversas entre o Juízo de Execução Penal de Porto Alegre do Norte e a Prelazia de São Félix do Araguaia, com apoio do Padre Marco Antônio Gallo. Além dos três cursos em Porto Alegre, foram ofertados mais dois cursos para São Félix do Araguaia e dois para Vila Rica”, explicou o magistrado.
 
O juiz destacou ainda que a parceria com os Institutos Federais está no início, mas ressaltou que outras instituições de educação e trabalho estão envolvidas no projeto de ressocialização, como a Unemat e a Fundação Dom Aquino. “Empresas já procuram mão-de-obra entre os reeducandos, e o fortalecimento da rede de empregabilidade está sendo articulado com apoio do Conselho da Comunidade e da Fundação Nova Chance. É um trabalho coletivo”, acrescentou.
 
A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT), Cristiane Padim, participou da aula inaugural do curso de auxiliar administrativo e incentivou os alunos a seguirem com os estudos. “O conhecimento possibilita mudanças. Sugeri aos reeducandos que se permitam essa transformação para que alcancem novas perspectivas”, declarou a magistrada.
 
João*, um dos alunos, considerou a ação bem-vinda: “Estamos no sistema penitenciário, mas temos expectativas. Meu desejo é sair daqui com um emprego digno, na profissão que aprendi. Este é meu segundo curso; o primeiro foi de eletricista, e agora vou me capacitar na área administrativa.”
 
José* também se mostrou animado com a oportunidade: “Quero aprender o máximo possível e sair daqui com uma nova profissão. Estudar e aprender nos faz sentir úteis. Esses ensinamentos são essenciais para que eu possa me reintegrar na sociedade, ao lado dos meus filhos e da minha família.”
 
Para Roberto*, a sensação de aprender é libertadora: “Cometemos erros, mas temos a chance de fazer escolhas melhores. Com conhecimento, surgem novas oportunidades. Aqui, estamos adquirindo uma melhoria de vida, apesar das circunstâncias. Quero sair daqui preparado para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.”
 
*Nomes fictícios para preservar a identidade dos entrevistados.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria inclui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: o juiz Caio Martins em pé, numa sala de aula, conversando com os reeducandos, que estão de costas, usando camisetas brancas. Ao lado dele, a juíza Cristiane Padim, a professora Íris e o diretor da Cadeia Pública de Porto Alegre do Norte, Raimundo Ferreira Fonseca. Foto 2: magistrados e servidores da Cadeia Pública em frente à fachada da unidade prisional, com um muro cinza ao fundo.
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Batalhões da Polícia Militar em Cuiabá recebem três novos comandantes

Publicado

em

Por

A Polícia Militar de Mato Grosso oficializou, na manhã desta quarta-feira (30.10), a passagem de comando de três batalhões localizados em Cuiabá. Na solenidade, três tenentes-coroneis assumiram o 1º, 9º e 24º Batalhões, responsáveis pelo policiamento das regiões centrais e sul da Capital.

Para o 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Alessandro Pereira de Jesus assume o comando da unidade em substituição ao tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel, que passa a ser o subcomandante do 1º Comando Regional.

O novo comandante do 1º BPM atuava como superintendente de Apoio Logístico e Patrimônio (Salp) da PMMT. Além disso, já foi comandante da 1ª Companhia – Centro de Várzea Grande, comandante da Agência Regional de Inteligência do 2º Comando Regional, e coordenador de Educação Física da PMMT.

O 1º Batalhão de PM é localizado no bairro Porto, responsável pelo policiamento no centro-sul da Capital, e possui companhias de segurança com bases nos bairros Jardim Europa, Boa Esperança e Lixeira.


Tenente-coronel Alves Ribeiro (á direita) assumiu o comando do 9º BPM

No 9º Batalhão de PM, responsável pela segurança dos bairros Tijucal e de toda a região Coxipó, assumiu como comandante o tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, que substitui o tenente-coronel Kleber Franklin de Lima Ferreira.

Antes de assumir o 9º BPM, o tenente-coronel Alves Ribeiro estava como subcomandante do 10º Batalhão de PM. Além disso, já foi subcomandante do Batalhão Rotam e comandante do 6º Batalhão, em Cáceres, e da Força Tática do 6º Comando Regional, no mesmo município.

No 24º Batalhão, a tenente-coronel Athayses de Oliveira Assunção Perez assumiu o comando em substituição ao tenente-coronel Roberto Menegotto. O 24º BPM é a unidade responsável pelo policiamento nas regiões do Osmar Cabral, Pedra 90 e Distrito Industrial.

A tenente-coronel Athayses, antes de assumir o 24º BPM, atuava como coordenadora de Atendimento ao Cidadão da Corregedoria-Geral da PMMT. A tenente-coronel também desempenhou funções na Diretoria de Inteligência e Operações do Gaeco e comandou a Força Tática.


A tenente-coronel Athayses é a nova comandante do 24º Batalhão de PM

O comandante do 1º Comando Regional da PMMT, coronel Paulo César da Silva, agradeceu ao trabalho prestado pelos tenentes-coroneis que deixam as funções e desejou boas-vindas aos novos comandantes dos batalhões.

“Oficiais disciplinados, destemidos e que demonstraram ser comandantes zelosos e comprometidos com as causas policiais militares, envolvendo a comunidade e seus comandados em projetos e ações operacionais, contribuindo significativamente para a redução dos índices criminais. Desejo aos novos comandantes todo o sucesso na missão de continuarem com esse belo trabalho”, afirmou o coronel Paulo César.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que as mudanças de comando fazem parte da rotina militar e que todos continuarão prestando serviços para a instituição e na defesa da sociedade.

“Sejam bem-vindos ao comando dessas unidades tão importantes na instituição. Espero que os senhores retribuam com muita dedicação e empenho no serviço. Aos tenentes-coroneis que deixam as funções, tenho certeza que os senhores ainda irão servir e contribuir muito com nossa instituição. O foco da nossa Polícia Militar é sempre dar oportunidades para nossa tropa e retornar esse trabalho de maneira imensa para a segurança de todo o cidadão de bem”, finalizou o comandante-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora