Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

O município de Sinop (423 km de Cuiabá), em parceria com o Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sinop, lança o calendário permanente de Círculos de Construção de Paz nas Escolas. O evento ocorreu no dia 3 de abril, com a presença de diretores e professores da rede municipal de ensino, autoridades locais, magistrados e servidores da Comarca. O calendário atende à Lei Municipal nº 3.209/23, que institui o “Programa de Construção de Paz nas Escolas” do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Desde 2022, o município atua na implementação do Programa, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Executivo Municipal e o Judiciário Estadual. Até agora, mais de 150 professores foram certificados como facilitadores dos Círculos de Construção de Paz, com treinamentos disponibilizados pelo NugJur/TJMT. Participam do Programa, crianças e adolescentes estudantes da rede municipal de ensino de Sinop.
 
A implantação do programa foi articulada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sinop, com o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Educação (Poder Executivo) e do Poder Legislativo Municipal.
 
Os Círculos de Construção de Paz são importante ferramenta da Justiça Restaurativa e permitem aos professores e alunos olharem para diversos assuntos, favorecendo a melhoria das relações sociais e soluções de conflitos entre os integrantes da comunidade escolar.
 
Ao sentarem-se em círculo, os alunos conseguem olhar-se de frente e, com a metodologia do “objeto da palavra”, exercitam um diálogo organizado e a escuta ativa. Especialmente para os adolescentes, os círculos têm se mostrado eficientes para a transição da infância à idade adulta, que é uma época da vida bastante complexa.
 
A juíza coordenadora da Justiça Restaurativa em Sinop, Débora Roberta Pain Caldas, destacou os benefícios da implantação do programa: “É uma entrega do Poder Judiciário para a comunidade de Sinop, com a capacitação de professores e parceria para, com o uso dos círculos, os professores atuarem na construção de paz para desenvolver a inteligência emocional, promover a cura e construir relacionamentos saudáveis entre si, com os alunos e esses estudantes com seus familiares”.
 
O calendário permanente será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com o Cejusc Sinop e terá o acompanhamento do Comitê Gestor e do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa de Sinop, conforme nomeação dos membros no Decreto Municipal n. 034/2024/Sinop/MT.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: A imagem, em plano aberto, mostra uma sala ampla, lotada de pessoas sentadas em volta de mesas redondas. De frente à audiência, a juíza Débora Pain, fala ao microfone. Ao lado dela aparecem pessoas que fazem parte do dispositivo de honra sentadas.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora