Nessa edição do programa Explicando Direito a juíza Viviane de Brito Rebello, coordenadora do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Inovajus-MT, fala sobre o uso da linguagem simples para facilitar a compreensão de documentos oficiais.
A técnica de comunicação busca tornar os textos mais fáceis de entender, usando vocabulário simples, frases curtas e diretas, e substituindo jargões e termos técnicos desnecessários.
A adoção de medidas para promover o uso da linguagem simples nos documentos oficiais em tribunais de justiça é uma importante ação para facilitar o acesso à justiça, promover a transparência e contribuir para a inclusão social.
Ouça a entrevista!
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Esmagis-MT em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 08h15, e nos intervalos da programação diária.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito a palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com a foto do convidado, o tema do programa – uso de linguagem simples em documentos oficiais da justiça– e o nome do convidado – juíza Viviane de Brito Rebello. Na parte inferior os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
Elaine Coimbra
Da Rádio TJ
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT