Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

Mato Grosso se prepara para sediar um evento de grande relevância no campo da inovação pública. O Encontro de Laboratórios de Inovação de Mato Grosso (E-Lab 65/66), uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), promete explorar e impulsionar a cultura da inovação no setor público.
 
O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2023 e busca criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre instituições e profissionais engajados na busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor público.
 
Um dos temas de destaque no encontro será o “Direito Visual”, explorando como a linguagem visual pode contribuir para a comunicação e transparência dos serviços. A abordagem inovadora e criativa desse campo visa aprimorar a acessibilidade e a compreensão das informações pelos cidadãos, fortalecendo a participação cidadã no processo decisório.
 
Outro tema em evidência será “Tecnologia e Inovação na tomada de decisão do setor público”. A era digital proporciona oportunidades sem precedentes para aprimorar a eficiência e a eficácia das ações governamentais. A adoção de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e a análise de dados, pode impulsionar a tomada de decisões embasadas em informações precisas, melhorando a qualidade dos serviços públicos.
 
Ao discutir as dificuldades e os desafios de fazer inovação no setor público, o E-Lab 65/66 reconhece as barreiras burocráticas, as limitações orçamentárias e a resistência à mudança. Porém, ressalta-se a importância de superar esses obstáculos e criar um ambiente propício à inovação, incentivando a experimentação e a colaboração entre instituições, servidores e população, a fim de transformar o setor público em um agente de mudanças positivas, por isso, o primeiro dia do evento terá como tema central “a importância dos laboratórios para inovação dos serviços públicos”.
 
O evento contará com a participação de renomados especialistas e profissionais atuantes no campo da inovação pública, como o coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório de Minas Gerais (UAILab), juiz Rodrigo Faria; a juíza coordenadora do InovaJusMT, Viviane Brito Rebello; o superintendente de Governança Digital e Inovação da SEPLAG MT, Washington Silva; o procurador do Estado de Mato Grosso e membro do Laboratório de Inovação da PGE/M, Caio Albuquerque; o especialista em Inovação Pública e integrante da equipe de projetos do escritório da Agência Nacional de Aviação Civil, Rodrigo Narcizo; a gestora de Inovação Jurídica do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (ÍrisLab), Mariana Zonari; o professor do Departamento de Computação da UFC e coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab), José Macedo.
 
Palestras, debates e workshops irão proporcionar um ambiente enriquecedor de aprendizado e compartilhamento de boas práticas, visando impulsionar a cultura de inovação em Mato Grosso.
 
O Encontro de Laboratórios de Inovação de Mato Grosso (E-Lab 65/66) representa um marco importante no fortalecimento da inovação no setor público do estado. Ao unir importantes instituições governamentais, o evento promete inspirar a busca por soluções criativas e eficientes, transformando a maneira como os serviços públicos são entregues à população.
 
Enfrentar desafios, superar dificuldades e construir um futuro onde a inovação seja uma constante no setor público é uma premissa do E-Lab 65/66, que também será uma oportunidade ímpar para trilhar esse caminho, promovendo uma administração pública mais ágil, transparente e alinhada com as necessidades da sociedade.
 
Junte-se a nós nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2023 no Encontro de Laboratórios de Inovação de Mato Grosso (E-Lab 65/66) e faça parte dessa transformação. Para mais informações e inscrições sobre o evento, clique aqui e visite o site oficial do E-Lab 65/66.
 
Josiane Dalmagro
Laboratório de Inovação do Poder Judiciário de MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11.360 câmeras de monitoramento entregues

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) entregou 11.360 câmeras do programa Vigia Mais MT para fortalecer a segurança em Mato Grosso.

Até o momento, 126 dos 142 municípios do Estado aderiram ao programa, representando quase 90% de adesão. Deste total, 53 municípios concluíram 100% da instalação dos equipamentos, enquanto outros 39 estão em fase de instalação parcial.

Das câmeras disponibilizadas, 9.520 são fixas, 920 speed dome e 920 OCR’s, que permitem a leitura de placas em um raio de até 2,5 quilômetros de distância.

Criado para aliar tecnologia às ações da segurança pública, o programa previa, inicialmente, a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios e outros entes públicos e privados, que manifestassem interesse de tornarem parceiros do Estado no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse público e coletivo.

Porém, o número aumentou para mais de 20 mil câmeras com a ampliação para atendimento de escolas e de secretarias como por exemplo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que fez aquisição e instalou 5.500 câmeras nas unidades escolares estaduais.

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) também se integrou ao programa e retirou 284 câmeras de videomonitoramento para serem instaladas em rodovias estaduais e nos perímetros dos postos fiscais, auxiliando em ações de fiscalização fazendária e também de segurança pública.

A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso a todas as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri destacou a tecnologia como uma importante ferramenta de combate à criminalidade.

“Nosso objetivo é implantar o Vigia Mais MT em todos os municípios do Estado, unindo o efetivo humano à tecnologia. Dos 142 municípios, 126 assinaram o termo de cooperação para retirar as câmeras do programa, ou seja, temos quase 90% de adesão dos municípios de Mato Grosso. Além, é claro, dos grandes parceiros que temos, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Aprosoja, Distrito Industrial de Cuiabá e Várzea Grande, e entidades de classe. Vamos criar uma muralha digital em Mato Grosso para reprimir as ações criminosas e trazer mais sensação de segurança à população”, disse.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora