A Comarca de Sorriso (a 398,2 quilômetros de Cuiabá) realizou oito Círculos de Paz para promoção da saúde, no mês de setembro. As ações, realizadas por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), abordaram temas como o da saúde mental e reuniram profissionais da área e servidores para um momento de diálogo e construção.
“Essas atividades são fundamentais para promover um espaço de diálogo e escuta ativa entre os profissionais da saúde. A iniciativa de proporcionar um ambiente de igualdade, em que cada participante é ouvido e respeitado, reforça a importância de cultivar a cultura do diálogo, o apoio emocional e a cooperação no ambiente de trabalho”, destacou o juiz Anderson Candiotto, coordenador do Cejusc Sorriso.
Os círculos foram realizados nas Unidades de Saúde Familiar dos Bairros Santa Clara, Jardim Primavera, Rota do Sol, Santa Maria, Bela Vista, Jardim Europa, Benjamin Raiser e Nova Aliança.
A campanha nacional de saúde, Setembro Amarelo, também foi um dos assuntos abordados. O encontro deste dia reforçou a importância da prevenção ao suicídio, com foco na conscientização, na redução do estigma e na promoção de um debate aberto sobre a saúde mental. “A ansiedade, a depressão e outros adoecimentos emocionais, embora se manifestem individualmente, são muitas vezes desencadeados por contextos de desigualdade, violência estrutural e discriminação no ambiente de trabalho”, pontuou o magistrado.
Uma das finalidades dos Círculos é criar ambientes isentos de críticas e julgamentos, para o desenvolvimento do diálogo. A atividade possibilita um clima laboral harmônico e colaborativo, ao promover relacionamentos saudáveis, influenciar na motivação e felicidade dos profissionais.
A coordenadora de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, Catia Luciano, destacou que o retorno pós-encontro é satisfatório. “Em pesquisa realizada com os participantes dos Círculos, 96% dos 55 respondentes consideraram que a atividade contribuiu para o crescimento pessoal e 98% disseram que a atividade ajudou ou para o fortalecimento da equipe”.
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT