Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), Christiane da Costa Marques Neves, visitou na tarde de segunda-feira (17 de abril), a Casa Lar Mara Aparecida Fernandes Macedo Cavazzini, em Tapurah (a 433 km a médio-norte de Cuiabá). O que poderia ser descrito como um anúncio imobiliário é, na verdade, uma casa acolhedora que recebe crianças e adolescentes da Comarca em situação de risco pessoal, social e de abandono.
 
Com cinco quartos, sala de estar e jantar, cozinha, banheiros e uma ampla área externa com espaço verde e um parquinho infantil, a Casa Lar oferece uma estrutura adequada para os acolhidos. A coordenadora da Casa, Marlene Luiza Orlandi, afirmou que os acolhidos têm uma rotina com atividades escolares e outras vinculadas à comunidade local.
 
A Casa Lar funciona como uma residência familiar, garantindo proteção integral à criança e ao adolescente. Atualmente, abriga duas crianças, mas esse número é fluído e depende da necessidade do município.
 
A juíza auxiliar da CGJ-MT, Christiane da Costa Marques Neves, é responsável pelos assuntos a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e aproveitou uma correição extraordinária na Vara Única da Comarca de Tapurah para conhecer a unidade.
 
Durante a visita, a magistrada se encantou com a estrutura da casa e com o excelente trabalho das responsáveis. Ela sugeriu que os registros fotográficos das atividades diárias das crianças fossem separados de forma virtual em pastas e encaminhados para as famílias quando as crianças fossem adotadas, o que seria uma forma de preservar a história dos pequenos.
 
“O trabalho das responsáveis é digno de admiração e reconhecimento. Este é um exemplo de como a estrutura física e o acolhimento afetivo podem contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, declarou Christiane da Costa Marques Neves.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto horizontal colorida da casa lar em Tapurah. Mostra a porta de um quarto com uma gravura de um menino. Ao fundo parte de uma cama e pela janela é possível ver a estrutura do parquinho infantil.
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora