O Dia Mundial da Internet Segura é uma iniciativa global que visa promover o uso seguro, responsável e positivo da internet, principalmente entre crianças e jovens. Este ano, a data está marcada para o dia 06 de fevereiro e, por isso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso vem explicar melhor o assunto.
Empresas parceiras, voluntários, grupos, instituições públicas e organizações não governamentais (ONGs) fornecem manuais, didáticas, palestras, documentações, aplicativos e outras formas de educar as pessoas a como se proteger na internet e navegar mais tranquilamente.
São discutidos temas sobre proteção de dados, como manter seus dados protegidos, não enviar fotos íntimas, evitar compartilhar localização e pessoas que estão na sua companhia o tempo todo nas redes sociais, como evitar cair em golpes de internet (fraude, vírus, phishing etc), como denunciar crimes cibernéticos, combate ao cyberbullying, assédios, extorsões e como melhorar a saúde mental para não sofrer ou saber como lidar com a internet.
“A internet é um espaço de aprendizagem, diversão e comunicação, mas também é um ambiente de violência, discriminação, desinformação e invasão de privacidade. Essa data visa mobilizar diversos entes com a missão de tornar a web um local mais saudável e seguro para todos, principalmente para as crianças, por isso é preciso sermos conscientes, responsáveis e respeitosos na internet, além de sabermos como nos proteger e proteger os outros”, destacou Fellipe Abib, especialista em segurança da informação da Coordenadoria da Tecnologia da Informação do TJMT.
O Dia Mundial da Internet Segura é uma iniciativa anual com o objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das tecnologias de informação e comunicação, nas escolas, universidades, ONGs e na própria rede. Com esta motivação, o Dia da Internet Segura reúne atualmente mais de 200 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro.
De 2009 a 2023, ocorreram 1.255 eventos no Dia da Internet Segura no Brasil, em 305 cidades de 28 estados do país.
Ferramentas do TJMT – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso dispõe de várias ferramentas de segurança cibernética e reforça o uso delas por meio de campanhas de segurança da informação, como dicas do dia a dia explicando como se proteger e como incorporar a segurança na sua rotina.
Em 2023, foram realizadas campanhas de phishing (se protegendo de e-mails fraudulentos), campanha de MFA (multi-fator de autenticação nas contas corporativas), uso do antivírus nos computador do trabalho e nos pessoais, além de uma campanha sobre como usar Wi-Fi público com segurança.
Além disso, o TJMT instituiu em 2023 uma nova Política de Segurança nas Comunicações do Poder Judiciário de Mato Grosso, em conformidade com a Resolução nº 396/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com documentação própria, por meio da Portaria TJMT/PRES nº 649/2023.
Dentre os destaques dessa política, estão o fortalecimento do uso da plataforma de produtividade Office 365, proteção da privacidade, níveis de acesso à internet, utilização do e-mail institucional, dentre outros.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT