O podcast “Pensar Agro”, apresentado por Isan Rezende, entrevista engenheiro agrônomo, Antônio Prado. Especialista em agronegócio e sustentabilidade, o agrônomo alerta para o descompasso entre a expanção agrícola e a realidade da infraestrutura precária do país, sobretudo em relação ao armazenamento da produção.
Ele também analisa o descompasso entre a atividade agrícola atual e a política do Plano Safra 2024/2025; aborda a dinâmica do mercado de fertilizantes, insumos e sementes no mercado interno. Prado explica que o contrato de futuro é uma ferramenta importante para os produtores se protegerem da volatilidade dos preços, mas alerta para os riscos de especulação e manipulação do mercado.
O Engenheiro Agrônomo desvenda os três principais fatores que influenciam o preço das commodities agrícolas: oferta e demanda global, especulação no mercado financeiro e políticas públicas. E ressalta a importância de acompanhar esses fatores para tomar decisões estratégicas na produção e comercialização dos produtos.
Assista a entrevista na íntegra, clicando aqui
Fonte: Pensar Agro