Connect with us

POLÍCIA

PM registra redução de crimes de homicídios durante Operação Carnaval

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso registrou redução de 58% nos homicídios, durante a Operação Carnaval 2024, em comparação com o ano anterior. Neste ano, foram contabilizadas 10 ocorrências com morte, enquanto no ano passado, 24. O policiamento foi intensificado para aumentar a segurança da população durante o período festivo.

A Operação Carnaval foi lançada na última sexta-feira (09.02) e encerrada nesta quarta-feira (14.02). O policiamento foi reforçado com efetivo de 3.193 policiais militares, em 96 pontos de concentração de festas, que reuniram aproximadamente 300 mil pessoas.

O balanço apresentado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, apontou ainda redução de 21% nos furtos, sendo 315 casos em 2023 e 248, neste ano, bem como a diminuição de 5% nos roubos, de 46 delitos para 43, respectivamente.

Durante os dias de festividades, 54 pessoas foram conduzidas à delegacia, uma arma foi apreendida, 49 veículos foram apreendidos, 189 veículos foram notificados e aproximadamente 6 kg de entorpecentes apreedendidos.

Conforme o coronel Mendes, a Polícia Militar registrou uma redução de 55% de ocorrências registradas nos locais de Carnaval. Foram 99 em 2023 e 44 este ano, entre elas apreensão de drogas, ameaça, desobediência e direção perigosa. Mendes ainda reforçou que essa operação só foi possível com os investimentos aplicados na Segurança Pública pelo Governo do Estado, desde a renovação de armas, viaturas e equipamentos de segurança de última geração.

“Não tivemos nenhum homicídio nas concentrações de festas e nenhuma morte nas rodovias estaduais em virtude do Carnaval, o que para nós, significa uma ação muito exitosa desde o planejamento até a execução de toda parte operacional da operação. Esse resultado reflete demonstra o quanto a Polícia Militar está prepara e presente em todos os municípios do estado para garantir à população a sensação de segurança”, enfatizou.

O subchefe do Estado Maior, coronel PM Wilker Soares Sodré, também enalteceu o trabalho dos policiais militares e destacou que, mesmo durante o período festivo, houve o policiamento ostensivo e preventivo em todo estado.

“Quero destacar o esforço dos policiais militares não somente nos locais de Carnaval, mas essa segurança foi transmitida para todos os bairros e municípios do estado que não tiveram festas. O policiamento ostensivo e preventivo ocorreu de forma simultânea, em cada canto do estado, principalmente em pontos turísticos”, afirmou.

Além do efetivo policial dos batalhões de área, o efetivo nas ruas foi reforçado com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA), bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e alunos-soldados em formação.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil recupera veículos e prende autor de roubo em que vítimas foram agredidas

Publicado

em

Por

Um crime de roubo em que as vítimas foram agredidas e tiveram veículos subtraídos foi esclarecido em ação realizada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, na quarta-feira (17.09), no município de Lucas do Rio Verde.

A ação resultou na recuperação dos veículos roubados, um Fiat Uno e um Toyota, e na prisão em flagrante de um dos envolvidos pelo crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas e restrição de liberdade da vítima. Outros dois envolvidos entraram em confronto com a Polícia Militar na cidade de Sorriso e foram a óbito.

O crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (17), quando três amigos estavam jogando sinuca em um bar, no bairro Tessele Júnior, em Lucas do Rio Verde. Durante a partida, eles perceberam o furto do veículo Fiat Uno, de um deles.

Ao saírem para procurar o veículo, as vítimas foram abordadas por três suspeitos armados e encapuzados, que pegaram o celular dos jovens. Os criminosos encontraram fotografia de uma arma de fogo no aparelho de um deles e decidiram ir até a casa da vítima para buscar a arma. Os suspeitos invadiram a residência, mantendo refém o jovem e a sua mãe, que foram agredidos com socos, pontapés e coronhadas.

Da casa, os criminosos subtraíram diversos bens, como televisão, eletrodomésticos, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 36, joias, carne, bebidas alcoólicas, além de um veículo VW Gol e um Toyota Corolla.

Assim que foi acionada sobre o fatos, a equipe da Polícia Civil iniciou as diligências e conseguiu localizar o veículo Fiat Uno, produto do furto ocorrido no bar em que estavam os jovens.

Em continuidade às diligências, os investigadores da Delegacia de Lucas do Rio Verde conseguiram levantar informações, que levaram a identificação de um dos envolvidos no roubo, que foi localizado escondido em uma região de mata, no bairro Rio Verde.

O suspeito foi conduzido à delegacia e foi reconhecido formalmente pelas vítimas como um dos autores do roubo. Diante das evidências, ele foi interrogado pelo delegado João Antonio Batista Ribeiro Torres e posteriormente autuado em flagrante pelo crime de roubo majorado.

Os outros dois envolvidos no crime também foram identificados, porém entraram em confronto com policiais militares da Força Tática de Sorriso. Eles foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Os suspeitos estavam na posse do veículo Toyota Corolla, subtraídos das vítimas, que também foi recuperado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora