Connect with us

MATO GROSSO

PM prende suspeitos por sequestro e tentativa de estupro contra mulher

Publicado

em

Equipes do 12º Batalhão de Sorriso resgataram, na madrugada desta sexta-feira (27.09), uma mulher, de 46 anos, vítima de sequestro, cárcere privado e tentativa de estupro no município (a 396 km de Cuiabá). Na ação, dois homens, de 21 e 23 anos, foram presos em flagrante pelos crimes.

Por volta das 1h42, os policiais militares foram acionados, via 190, sobre uma ocorrência de uma mulher rendida por três homens no pátio de uma madeireira.

Imediatamente, as equipes se deslocaram até o endereço e abordaram dois suspeitos ainda com a vítima. A mulher, bastante abalada, estava com as roupas desarrumadas e relatou que os suspeitos aguardavam autorização para dar um salve, a mando de uma organização criminosa, contra ela.

Ainda conforme a vítima, ela é usuária de drogas e estaria devendo entorpecentes à facção e que sofreu uma tentativa de estupro, enquanto era rendida.

Os suspeitos relataram à PM que também são usuários e estariam em dívidas com a organização e, com isso, também sofreram agressões momentos antes, após saíram de um bar. Os suspeitos possuíam lesões nas costas, pernas, nádegas e rosto.

A dupla teria recebido ordens para capturar a vítima e aplicar o salve. As equipes apreenderam um aparelho celular que continha um vídeo da vítima sendo enviado para um grupo de WhatsApp.

Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Municípios cumprem limites legais e contas recebem parecer favorável do TCE-MT

Publicado

em

Por

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-relator, Guilherme Antonio Maluf. Clique aqui para ampliar.

As contas anuais de governo do exercício de 2023 dos municípios de Araguaiana e Lambari D’Oeste receberam parecer prévio favorável à aprovação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Sob relatoria do conselheiro Guilherme Maluf, os balanços foram apreciados na sessão ordinária de terça-feira (24).

Em relação à Prefeitura de Araguaiana, o relator destacou a aplicação de 104,65% da receita base na valorização e remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, superior ao mínimo de 70% previsto na Constituição Federal.

“Além disso, a análise da previdência expôs que o gestor comprovou a adimplência das contribuições previdenciárias patronais e dos segurados do exercício de 2023. Também foi constatado que o município de Araguaiana se encontra regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária, o que mostra comprometimento do gestor com o setor”, frisou o conselheiro.

Na qualidade de presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS), Maluf parabenizou o gestor de Lambari D’Oeste por priorizar a atenção protetiva à população vulnerável na rede de serviços socioassistenciais sob gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Pontuou que a infraestrutura está adequadamente instalada e os recursos humanos estão compatíveis com o volume de demanda.

“Atualmente, 30,80% da capacidade instalada é utilizada para referenciamento de famílias que necessitam de proteção preventiva, garantindo a oferta regular dos serviços. O município cumpriu integralmente as instruções de atualização do marco legal e normativo do SUAS, conforme as atualizações na Lei Orgânica de Assistência Social e na legislação estadual, como estabelecido na Nota Recomendatória CPSA/TCE-MT n.º 3/2023”, ressaltou.

Ainda com relação à Prefeitura de Lambari D’Oeste, o relator pontuou que houve o cumprimento dos limites e percentuais constitucionais e legais referentes à educação, saúde, gastos com pessoal, repasse ao Poder Legislativo, execução e situação financeira superavitários e disponibilidade de recursos para compromissos de curto prazo.

Frente ao exposto, votou pela emissão de parecer prévio favorável às contas anuais de governo dos dois municípios em questão, com recomendações, como por exemplo, a adoção de medidas para melhorar o Índice de Gestão Fiscal dos Municípios (IGFM), tendo em vista que a melhoria na gestão é um fim a ser perseguido constantemente e a identificação de boas práticas devem ser aprimoradas e aperfeiçoadas.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora