A Polícia Militar de Mato Grosso inaugurou, na manhã desta segunda-feira (17.06), a sede da 4ª Companhia Independente de Proteção Ambiental, localizada em Sinop. A nova unidade policial será responsável pela atuação no combate aos crimes ambientais na região Norte do Estado.
O prédio da 4ª Cia Ambiental fica localizado no bairro Setor Industrial Norte e recebeu investimento de R$ 1,3 milhão proveniente de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual. A sede conta com infraestrutura moderna para atender as demandas administrativas e operacionais da PM.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a entrega da nova unidade faz parte do compromisso do Governo do Estado em ampliar a Segurança Pública, proporcionando novas atuações de policiamento e combate aos crimes, com modernidade e tecnologia.
“Nosso Estado tem uma extensão territorial muito grande e o Governo tem investido muito na Segurança Pública, em especial, nas fiscalizações ambientais, onde implantamos novas unidades em Barra do Garças, Tangará da Serra e, agora, em Sinop. Vamos trabalhar com sistema de tecnologia interligado com a Secretaria de Meio Ambiente, com informações em tempo real sobre focos de incêndio e desmatamento, realizando o correto combate aos crimes ambientais”, ressaltou.
O comandante da nova unidade, tenente-coronel Ziulmar Costa Silva, afirmou que a atuação da Companhia é especializada e voltada aos crimes ambientais, com uma equipe inicial de nove militares que possuem capacitações especiais voltadas para este tipo de policiamento preventivo.
“Estamos inaugurando uma nova unidade especializada, com efetivo correspondente às atribuições da área. A sede é para Sinop, mas nosso trabalho será prestado para toda a sociedade mato-grossense, com planejamento operacional para 26 municípios do Norte do Estado. Nossa primeira missão será a partir do dia 1º de julho, iniciando a vigilância ao marco proibitivo de queimadas, junto com todo o sistema de Segurança Pública”, pontuou.
O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Pompílio Paulo Azevedo Neto, destacou a parceria com a Polícia Militar e parabenizou o trabalho da instituição em investimento no combate aos crimes ambientais.
“Em nome do Ministério Público, quero agradecer a confiança e parabenizar a PM, por essa conquista para o meio ambiente, Sinop e toda região. Estamos sempre juntos e vamos continuar trabalhando em parceria, na execução de políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Parabéns ao Governo do Estado e a Polícia Militar”, finalizou.
Abrangência
Com sede em Sinop, a unidade está localizada de maneira estratégica para prestar apoio no policiamento no Norte de Mato Grosso, com atuação nos municípios de: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã Do Norte, Ipiranga Do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã Do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto De Azevedo, Santa Carmem, Sorriso, Vera, Terra Nova Do Norte e União Do Sul.
Também participaram da solenidade o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o comandante de Comando de Policiamento Especializado, coronel André Avelino Neto; a primeira-dama de Sinop, Scheila Pedroso; o deputado estadual Sebastião Rezende; o juiz de direito, Mário Augusto Machado; a promotora de Justiça, Roberta Cheregati Sanches, entre demais autoridades.
Aproximadamente R$ 300 mil em joias, produto de furto qualificado pelo abuso de confiança, foram recuperadas pela Polícia Civil, na quinta-feira (07.11), em investigação realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.
As joias, entre anéis, correntes, brincos e pulseiras, foram subtraídas por uma funcionária da residência e localizadas em uma empresa de penhor em Cuiabá.
As investigações iniciaram no mês de outubro, quando a vítima procurou a delegacia, relatando que possuía uma funcionária de confiança, que trabalhava com ela há 15 anos e tinha total liberdade dentro casa.
Porém há pouco, diversas joias e dinheiro passaram a sumir da residência, tendo a vítima recebido informações de que sua funcionária estava envolvida no furto dos itens.
Diante das informações passadas, a equipe de policiais da Derf realizou diligências, conseguindo recuperar as joias, que haviam sido penhoradas.
Os itens furtados foram restituídos à vítima. As investigações seguem em andamento, em inquérito policial instaurado na Derf, para responsabilização da autora do crime.