Connect with us

MATO GROSSO

PM homenageia 59 civis e militares com entrega de medalha Mérito Guardiões do Silêncio

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (30.09), solenidade de imposição da medalha Mérito Guardiões do Silêncio para 59 autoridades militares e civis, no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. A honraria foi entregue pela Agência Central de Inteligência (Daci) como forma de homenagear homens e mulheres pelos serviços prestados à segurança pública no estado.

O comandante da Daci, coronel Ronaldo Roque da Silva, explicou que setembro é um mês especial para a Polícia Militar e todas as forças de segurança pública, pois é dedicado à homenagem e valorização dos Profissionais de Inteligência de Segurança Pública. Na ocasião, ele ainda parabenizou os policiais militares que compõem a unidade especializada.

Durante o discurso, Roque destacou que os agentes desempenham um papel fundamental na preservação da ordem e no combate ao crime organizado. O militar, ponderou que, a inteligência é essencial no enfrentamento ao crime organizado, na antecipação de ações criminosas e na redução da criminalidade, pois é uma atividade que se desenrola na coleta cuidadosa de dados, na análise precisa de informações e na vigilância contínua de ameaças, muitas vezes de forma invisível e silenciosa.

“Neste mês, temos a oportunidade de reconhecer publicamente o trabalho incansável daqueles que, com discrição e precisão, atuam na linha de frente da proteção da sociedade. Essa honraria é o mais sublime reconhecimento aos profissionais de inteligência, que, de maneira discreta e incansável, trabalham para a segurança pública”, discursou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, reforçou que a medalha Guardiões do Silêncio simboliza o respeito e a gratidão da instituição e da sociedade para com aqueles que, por meio de seu trabalho silencioso, asseguram o bem-estar e a proteção da população.

“Estes profissionais são os verdadeiros guardiões do silêncio, que, sem serem notados, identificam e neutralizam ameaças antes que elas possam se manifestar, garantindo a tranquilidade da sociedade. A medalha não representa apenas um reconhecimento individual”, frisou.

Conforme o coronel Mendes, a medalha carrega o peso de uma missão coletiva, onde cada profissional de inteligência é uma peça essencial em um sistema maior. “A palavra “guardião” simboliza o compromisso de proteger, vigiar e garantir a segurança, muitas vezes sem buscar reconhecimento público. A inteligência opera no silêncio, observando, analisando e protegendo, sempre com um olhar estratégico para prevenir ameaças que poderiam comprometer a segurança pública”, finalizou.

Entre os civis homenageados estão o desembargador Orlando Perri, a juíza Ana Cristina Mendes, o delegado da Polícia Federal Antônio Freire e o promotor de Justiça, Mauro Zaque. Já entre os militares estão, o subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo, coronel Victor Pereira, tenente-coronel Miguel Augusto de Amorim, major Jéssica Cristina Silva e o capitão Josimar dos Santos Pereira, entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Reconstruindo Sonhos promove atividades de incentivo à reinserção social

Publicado

em

Por

A Penitenciária Major Zuzi, em Água Boa (730 km de Cuiabá), iniciou nesta sexta-feira (04.10) a segunda edição do Projeto Construindo Sonhos, com a participação de 15 reeducandos. O projeto visa promover atividades, rodas de conversa, troca de experiências e incentivar a reintegração social.

As atividades vão ocorrer em seis semanas, com dois encontros semanais. Depois, os reeducandos participarão de um curso de qualificação, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Como parte dos encontros, serão propostas rodas de conversas com trocas de experiências, além de momentos com uma assistente social e psicólogas da unidade, a fim de passar orientações de convívio social aos presos. A iniciativa visa discutir temas como valores, espiritualidade, trabalho, relações interpessoais e futuro.

O diretor da Penitenciária, Gilberto Antonio de Oliveira, destaca a importância de ações como esta para a ressocialização dos presos, reinserção no mercado de trabalho e diminuição da reincidência criminal.

“Esse projeto vai atender os recuperandos que estão próximos de sair, então ao realizarem o curso, eles vão ser preparados para retornar à sociedade, para voltar a conviver com a gente, e além de ter um preparo psicológico e orientações, eles também vão ser qualificados. Então, à medida que eles forem saindo, eles vão ter oportunidade de tanto ser inserido no mercado de trabalho, como estar bem preparados para voltar a conviver em sociedade psicologicamente”, afirma.

Os presos que participam do projeto foram escolhidos de acordo com o comportamento e a disciplina apresentados no período de privação de liberdade, e também considerando o ofício anterior e o tempo restante de pena.

Com a realização do curso após os encontros, eles terão a pena reduzida (um dia de pena a cada 12 horas de curso), de acordo com a Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984).

A abertura do evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que apoiam o projeto. Entre eles estavam o promotor de Justiça, Roberto Arroio Farinazzo Júnior, o secretário municipal de administração, Sebastião Antônio Lopes, a secretária municipal de Serviço Social, Valquíria Soares Dantas Ferreira, o vice-presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal (Conseg), Geison Bissolotti, o major da Polícia Militar, Salmon Hilário Ribeiro, e o delegado regional da Polícia Civil, Valmon Pereira da Silva, além de servidores e multiplicadores envolvidos na aplicação do programa

O projeto Reconstruindo Sonhos é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, e conta com parceria da Sesp-MT, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac) e o Instituto Ação Pela Paz.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora