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MATO GROSSO

Plataforma Mais Inglês MT é ferramenta inclusiva do Estado para estudantes com dislexia

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A Plataforma Mais Inglês MT, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) aos estudantes da rede estadual, é uma ferramenta educacional inclusiva e inovadora que auxilia alunos com transtorno de aprendizagem do neurodesenvolvimento e está entre as medidas de inclusão adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que podem ser destacadas neste Outubro Azul e Laranja, mês de conscientização sobre a dislexia.

A plataforma está disponível desde 2022 nos Chromebooks para estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Equipada com um conjunto abrangente de características adaptadas às necessidades de aprendizagem, o Mais Inglês MT se destaca em várias frentes com sistema de reconhecimento de voz, ajuste de fontes, funcionalidade de áudio acompanhante, controle de velocidade de áudio, além de corretores ortográficos e gramaticais que auxiliam na correção de erros comuns.

Com recursos adaptados e suporte personalizado, a plataforma capacita os estudantes para superarem as dificuldades impostas pela dislexia, permitindo que eles desenvolvam habilidades linguísticas e se tornem mais confiantes no aprendizado. Por outro lado, os professores também estão sendo qualificados para dar o suporte individualizado de acordo com cada necessidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que, com uma abordagem inclusiva, a plataforma oferece uma série de recursos, permitindo que esses estudantes superem as barreiras impostas pela dislexia.

“Superar este transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos nas aulas de inglês, acaba contribuindo com o desenvolvimento do estudante também em outras disciplinas”, pontuou.

Segundo ele, uma das principais características da Plataforma Mais Inglês MT é a interface intuitiva e de fácil navegação. “Os estudantes podem personalizar as configurações de acordo com suas necessidades, como a escolha de fontes específicas, tamanho de texto e cores de fundo, facilitando a leitura e evitando fadiga visual com a extensões do Google Chrome”.

A plataforma também oferece exercícios interativos e jogos educacionais que são projetados para ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês. De acordo com o secretário, “essas atividades são cuidadosamente elaboradas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por estudantes, como a confusão de letras e a dificuldade de decodificar palavras”.

Além de ser acessível e respeitar o ritmo de aprendizado de um estudante disléxico, também é benéfica para estudantes com deficiência auditiva, visual, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem específicas e deficiências motoras.

A personalização do ensino é uma das principais características do Mais Inglês MT, uma das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as 5 mais bem avaliadas no país até 2032.

“Garantimos que cada aluno tenha uma experiência adaptada às suas necessidades individuais. Desde que implantamos a plataforma, a sala de aula nunca mais foi tratada da mesma forma como se todos fossem iguais. Esta é a inclusão que queremos”, afirmou o secretário.

Outubro Azul e Laranja

Dos dias 8 a 17 de outubro, a Seduc-MT promove uma série de ações de conscientização na Rede Estadual de Ensino sobre a Dislexia, entre elas o Fórum sobre Dislexia na Escola da Defensoria Pública (09), o VIII Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso na Assembleia Legislativa (10) e, no dia 17, será comemorado o Dia D da Dislexia no prédio da Administração Central, em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Quebrando o silêncio e encorajando: “Se precisar, peça ajuda”

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Falar sobre saúde mental é algo desafiador nos tempos que vivemos, mas precisamos quebrar o silêncio e abordar esse assunto. Quantas pessoas estão, neste momento, passando por agonia, sem saber por onde começar? Muitas questões estão acumuladas no subconsciente, transformando a vida em uma aflição, quando, na verdade, a vida é um presente, uma dádiva.

No Brasil, o mês de setembro passou a ser dedicado a essa discussão a partir de 2015, por diferentes entidades que buscam esclarecer a população sobre o tema, usando a cor amarela. Assim surgiu o “Setembro Amarelo”. No entanto, uma campanha internacional teve início nos Estados Unidos após a trágica morte do jovem norte-americano Mike Emme, que tinha 17 anos. A família e os amigos não perceberam que Mike precisava de ajuda, e ele acabou tirando a própria vida.

Recentemente, a família do jovem norte-americano concedeu uma entrevista a um veículo de comunicação e compartilhou a dor da perda, que nunca tem fim para a família e os amigos. Contudo, ao olharem para a mobilização gerada pela morte do filho e a compaixão em ajudar outras pessoas a enfrentar problemas semelhantes por meio das campanhas, o sentimento de dor se transformou em uma missão de ajudar o próximo.

Histórias como essa estão por toda parte. Como mãe, esposa e atualmente servindo à população como primeira-dama do Estado, tenho a responsabilidade de falar sobre o assunto. Quero encorajar as pessoas a olhar mais para o próximo. Não estou falando de cuidar da vida do outro, mas de tentar perceber sinais que podem estar atormentando aqueles ao nosso lado. Da mesma forma, encorajo as pessoas que estão passando por problemas a encontrar um porto seguro e conversar com alguém; esse é o primeiro passo. Os sintomas do suicídio são silenciosos, e o escape se dá com a depressão, e nem sempre conseguimos identificar esses sinais.

Especialistas alertam que a depressão é uma doença psicológica grave e frequentemente subestimada, que pode levar ao suicídio. Caracterizada por alterações de humor, às vezes uma pessoa que demonstra uma alegria constante pode estar escondendo uma dor; tristeza profunda; baixa autoestima e sensação de falta de perspectiva. A depressão pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, perdas pessoais, desilusão amorosa e abuso de substâncias.

A doença faz com que a pessoa se sinta envergonhada, rejeitada e solitária, e, devido à sua subestimação social, pode levar a pensamentos suicidas como uma forma de escapar das angústias. É crucial buscar acompanhamento profissional para o tratamento da depressão, o qual pode reduzir significativamente o risco de suicídio.

Se você está passando por um momento difícil, saiba que não está sozinho(a). Pedir ajuda é um ato de coragem. Converse com alguém de confiança, procure um profissional e, se precisar, ligue para o CVV: 188.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, 12,6% dos homens, a cada 100 mil, em comparação com 5,4% das mulheres, a cada 100 mil, morrem devido ao suicídio. A única maneira de ajudar uma pessoa que está com pensamentos suicidas é o apoio de pessoas próximas e profissionais. Se precisar, peça ajuda; esse é o melhor caminho. Nem sempre conseguimos superar nossas fragilidades sozinhos. Além dos familiares e amigos, procure um profissional habilitado. O processo não é fácil, mas, com determinação e fé, a superação é uma questão de tempo.

Quem acompanha meu trabalho sabe que já passei por inúmeros desafios com minha saúde, momentos delicados. A única coisa que eu pensava era como superar algo que não dependia apenas de mim. Todas as doenças que enfrentei e a minha superação diária vão além da minha força de vontade. No meu caso, a fé em Deus, a minha família e a ajuda profissional foram primordiais, pois há momentos em que o corpo e a mente cansam. É nesse momento que precisamos ser humildes o suficiente para dizer: “Sim, eu preciso de ajuda”.

A vida é maravilhosa; a vida é um presente diário. “Se precisar, peça ajuda.”

Virginia Mendes é economista, mãe de três filhos, primeira-dama de MT e voluntária nas ações de Governo na área social por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF).

Fonte: Governo MT – MT

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