Connect with us

MATO GROSSO

Plataforma Mais Inglês MT é ferramenta inclusiva do Estado para estudantes com dislexia

Publicado

em

A Plataforma Mais Inglês MT, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) aos estudantes da rede estadual, é uma ferramenta educacional inclusiva e inovadora que auxilia alunos com transtorno de aprendizagem do neurodesenvolvimento e está entre as medidas de inclusão adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que podem ser destacadas neste Outubro Azul e Laranja, mês de conscientização sobre a dislexia.

A plataforma está disponível desde 2022 nos Chromebooks para estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Equipada com um conjunto abrangente de características adaptadas às necessidades de aprendizagem, o Mais Inglês MT se destaca em várias frentes com sistema de reconhecimento de voz, ajuste de fontes, funcionalidade de áudio acompanhante, controle de velocidade de áudio, além de corretores ortográficos e gramaticais que auxiliam na correção de erros comuns.

Com recursos adaptados e suporte personalizado, a plataforma capacita os estudantes para superarem as dificuldades impostas pela dislexia, permitindo que eles desenvolvam habilidades linguísticas e se tornem mais confiantes no aprendizado. Por outro lado, os professores também estão sendo qualificados para dar o suporte individualizado de acordo com cada necessidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que, com uma abordagem inclusiva, a plataforma oferece uma série de recursos, permitindo que esses estudantes superem as barreiras impostas pela dislexia.

“Superar este transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos nas aulas de inglês, acaba contribuindo com o desenvolvimento do estudante também em outras disciplinas”, pontuou.

Segundo ele, uma das principais características da Plataforma Mais Inglês MT é a interface intuitiva e de fácil navegação. “Os estudantes podem personalizar as configurações de acordo com suas necessidades, como a escolha de fontes específicas, tamanho de texto e cores de fundo, facilitando a leitura e evitando fadiga visual com a extensões do Google Chrome”.

A plataforma também oferece exercícios interativos e jogos educacionais que são projetados para ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês. De acordo com o secretário, “essas atividades são cuidadosamente elaboradas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por estudantes, como a confusão de letras e a dificuldade de decodificar palavras”.

Além de ser acessível e respeitar o ritmo de aprendizado de um estudante disléxico, também é benéfica para estudantes com deficiência auditiva, visual, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem específicas e deficiências motoras.

A personalização do ensino é uma das principais características do Mais Inglês MT, uma das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as 5 mais bem avaliadas no país até 2032.

“Garantimos que cada aluno tenha uma experiência adaptada às suas necessidades individuais. Desde que implantamos a plataforma, a sala de aula nunca mais foi tratada da mesma forma como se todos fossem iguais. Esta é a inclusão que queremos”, afirmou o secretário.

Outubro Azul e Laranja

Dos dias 8 a 17 de outubro, a Seduc-MT promove uma série de ações de conscientização na Rede Estadual de Ensino sobre a Dislexia, entre elas o Fórum sobre Dislexia na Escola da Defensoria Pública (09), o VIII Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso na Assembleia Legislativa (10) e, no dia 17, será comemorado o Dia D da Dislexia no prédio da Administração Central, em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Festival celebra 51 anos do movimento hip hop brasileiro com atrações nacionais e locais em Cuiabá

Publicado

em

Por

A 2º edição do Festival Realize – Arte e Movimento das Ruas será realizada neste sábado (23.11), a partir das 15h, no Ginásio Verdinho, em Cuiabá. O evento, que é gratuito, conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e tem como objetivo celebrar os 51 anos do movimento hip hop no país.

A atração nacional ficará por conta do rapper GOG, como é mais conhecido Genival Oliveira Gonçalves. O cantor é considerado um dos pioneiros do Hip Hop brasiliense e, desde o início da carreira, ganhou a alcunha de “Poeta”.

Além do rapper, o Festival traz a atração nacional DJ Gio Marx, que convida Lívia Cruz e Slim Rimografia, e as atrações locais Karla Vecchia, Fascínio Lírico (de Cáceres), Binho MC, Batalha de Rima, Kessyd, Azul e Lil Red, e DJ Spinha.

Fazem ainda parte da programação os campeonatos de batalhas de rimas, de break, manobras de skate e basquete (categoria masculina e feminina), com premiações de até R$ 2 mil para o primeiro colocado de cada modalidade.

Para participar, os interessados devem se inscrever no local do evento, com exceção da modalidade basquete, onde as inscrições devem ser feitas aqui. As vagas da competição são gratuitas e limitadas, os participantes devem chegar 1 hora antes do campeonato para o sorteio dos adversários.

Para mais informações sobre o evento e os regulamentos do campeonato: clique aqui

Idealizado pela Associação Mato-Grossense de Cultura (AMC), a 2º edição do Festival Realize – Arte e Movimentos das Ruas, conta com o patrocínio da Secel, por meio de emenda parlamentar.

Confira a programação do evento:

16h – Karla Vecchia
16h40 – Fascínio Lírico (Cáceres)
17h20 – Costak MC (Várzea Grande)
18h00 – Binho MC
18h40 – Batalha de Rima
19h50 – Kessyd, Azul e Lil Red
20h30 – Final do Break
21h – Premiações
21h20 – DJ Spinha
Atrações Nacionais
22h – DJ Gio Marx convida Lívia Cruz e Slim Rimografia
23h30 – GOG
00h30 – Encerramento

Serviço:

2º Edição do Festival Realize – Arte e Movimento das Rua
Data: Sábado (23.11)
Horário: a partir das 15h
Local: Ginásio Verdinho (CPA I)

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora