Connect with us

Lucas do Rio Verde

Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas começa a ser elaborado

Publicado

em

Um estudo inédito de toda a estrutura de fauna e flora, bem como as condições de ocupação do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, poderão ser apresentados, a partir de um plano de manejo, que começou a ser desenvolvido em Lucas do Rio Verde. O projeto teve início em parceria com uma empresa especializada, contratada pela empresa FS, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Trata-se de um recurso de compensação ambiental da empresa.

Na última semana, representantes da empresa, estiveram reunidos com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para tratar do estudo, que terá duração de um ano e meio, com acompanhamento dos profissionais de engenharia ambiental, biólogos e demais servidores da pasta.

(Foto: Reprodução)

A Lei Nº 3.474, de 28 de fevereiro de 2023, cria o Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, contemplando 108,58 hectares, sendo o espaço uma unidade de conservação de proteção integral, como explica o supervisor técnico e biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

“O parque pertence a modalidade do tipo proteção integral. Toda unidade de conservação tem por obrigação legal, dentro de um prazo previsto em lei, elaborar um documento chamado plano de manejo. O plano de manejo é um estudo bem completo de toda a área da unidade de conservação, desde o levantamento de flora, fauna, a parte hidrogeológica, as pressões antrópicas que sofrem local, pressões imobiliárias. É um estudo bem completo dessa área”, salienta Felipe.

O biólogo explica que o plano de manejo vai servir como um manual para criação de novas diretrizes de desenvolvimento de loteamentos e empreendimentos, levando em conta, toda a parte de estudo de preservação e conservação dos recursos naturais. “Será possível também, a identificação de áreas mais sensíveis, além daquelas mais passíveis de alocação de estruturas públicas, de locação de trilhas ou áreas de maior preservação”, observa o supervisor técnico.

A partir da parceria entre poder público e iniciativa privada, Lucas do Rio Verde será um município com uma extensa área de Unidade de Conservação urbana completamente estudada, viabilizando ainda mais a conscientização ambiental e a preservação da natureza.

(Foto: Reprodução)

“A partir desse Plano de Manejo, iremos saber quais espécies de animais temos na área de conservação, os tipos de plantas e, planejar como manter tudo isso. O conceito de parque natural existe desde 1999, mas a partir deste ano, regularizaremos tudo, permitindo pesquisas e investimentos, como esta parceria com a empresa FS”, acrescenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

O valor investido na pesquisa deve chegar ao valor de aproximadamente R$ 700 mil.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Divulgada a lista de inscritos para Venda de Alimentos e Bebidas no Natal da Esperança 2024

Publicado

em

Por

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde publicou, nesta quinta-feira (21), o resultado das inscrições do Edital de Seleção nº 001/2024 para a comercialização de
alimentos e bebidas na Praça de Alimentação da 4ª Edição do Natal da Esperança.

No total, 25 empresas se inscreveram para o certame e dessas, 15 concorrerão aos 10 espaços por meio de sorteio. A lista completa com o nome dos estabelecimentos está disponível no site: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/publicacoes/1759/divulgacao_e_publicacao_do_resultado_preliminar_dos_pedidos_de_inscricoes_-_edital_de_selecao_n_001_2024_smct_-_assinado.pdf

Os inscritos deverão comparecer para o sorteio nesta sexta-feira (29), às 15h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, que fica localizada na Avenida São Paulo, nº 363 E,
bairro Cidade Nova.

Dúvidas e informações podem ser tiradas através do telefone (65) 3548-2549.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora