Connect with us

MATO GROSSO

Planejamento de ações para aumentar a cobertura vacinal é debatido em oficina coordenada pela SES

Publicado

em

Uma oficina coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) debate nesta quarta-feira (23.08), em Cuiabá, ações para aumentar a cobertura vacinal a partir de planejamento. O evento começou nessa terça-feira (22.08) como parte de um trabalho realizado pelo Ministério da Saúde nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, visando alinhar planejamento nacional, estadual e municipal para alcançar as metas de imunização.

O encontro reúne profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de 12 municípios mato-grossenses. São eles: Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Rondolândia, Rosário Oeste, São Felix do Araguaia, Serra Nova Dourada e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Conforme o coordenador estadual de imunização da SES-MT, Marx Rocha Camarão, ¿¿¿¿¿¿o objetivo de multiplicar o conhecimento e estratégias aos municípios de Mato Grosso e existe a previsão de realizar outras oficinas nos próximos meses até que as 141 cidades do estado sejam alcançadas e estejam alinhadas às metas do Estado.

“Estamos multiplicando o que aprendemos com o Ministério da Saúde. Durante esses dois dias vamos mostrar aos gestores como fazer microplanejamento de modo que o resultado seja o aumento da cobertura vacinal. A expectativa é de que a realidade da imunização no estado seja transformada e possamos alcançar percentuais acima de 90%, que é a cobertura ideal preconizada pelo Governo Federal”, afirmou Marx.

Para a secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Ana Paula Louzada, a oficina de microplanejamento é uma oportunidade de repensar as ações de imunização e potencializar o que os municípios já vêm desenvolvendo para a melhoria dos indicadores vacinais.

“Esse é um momento de criar novos olhares e oportunidades para atingirmos, enquanto municípios, melhores indicadores e superar o período de hesitação vacinal que estamos passando”, pontuou Ana Paula.

Entre os temas abordados nos dois dias de oficina estão as diretrizes para o microplanejamento e ações de vacinação; componentes e critérios de alta qualidade; preparação e formação de comitê de planejamento e execução; formação, capacitação e atualização para as ações de vacinação; origem dos dados, relatório de monitoramento e perspectivas e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS); conceitos e indicadores de vacinação; metas de rotina mensal; programação para atuação em locais com alta concentração de pessoas, além de exercícios práticos sobre os temas discutidos durante o encontro.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora