Connect with us

MATO GROSSO

“Planejamento adequado é necessário para garantir um bom desempenho no Enem”, afirma professor de matemática

Publicado

em

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que ocorrerá nos dias 03 e 10 de novembro, é fundamental que os estudantes estejam bem preparados. A prova de Matemática e suas Tecnologias se destaca como uma das mais aguardadas, com 45 questões objetivas que avaliam as habilidades dos candidatos.

O professor de matemática, Ricardo Aguiar, enfatiza a necessidade de um planejamento adequado para garantir um bom desempenho nesta etapa decisiva. De acordo com ele, os conteúdos que merecem mais atenção incluem equações e funções, porcentagem, razão, proporção, estatística, probabilidade, geometria e análise combinatória.

Ele ressalta, ainda, que esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. “Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade e revisar também os conteúdos que já dominam”, completa.

Estudar em um ambiente livre de distrações é essencial para a assimilação do conteúdo, assim como interpretar corretamente as questões na prova. Aguiar recomenda que, no dia do exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e a gestão do tempo durante o teste. Essa abordagem estratégica, para o professor, é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), mais de 33 mil estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos estão aptos a participar do Enem. Desses, mais de 17 mil se inscreveram no Pré-Enem Digit@l MT, um programa que começou em fevereiro e se estenderá até a primeira semana de novembro, oferecendo aulas especiais entre os dias dos exames.

Nesta edição do Pré-Enem Digit@l MT, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 14 milhões em recursos educativos. Isso inclui kits com 12 livros e quatro cadernos de exercícios, aulas ao vivo com professores, aulões presenciais e online, além de simulados e plantões tira-dúvidas. Esses recursos são parte da Política de Ensino Médio, que visa elevar a qualidade do ensino no estado.

Cronograma do Enem 2024

Divulgação do local de prova: Até o fim de outubro
Prova: 3 e 10 de novembro
Divulgação do gabarito: Até o fim de novembro
Resultado: 13 de janeiro de 2025

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora