Cidade mais antiga do Distrito Federal, Planaltina completará 165 anos no próximo dia 19 de agosto (segunda-feira). Em comemoração à data histórica, o projeto cultural Planaltina, no Coração do Planalto Central vai promover um desfile de moda autoral, o qual será seguido por um show musical de artistas locais.
O evento acontecerá no sábado (17), na Praça Salviano Monteiro Guimarães, mais conhecida como Praça do Museu, no Setor Tradicional de Planaltina , a partir das 19h.
O projeto, que vem sendo desenvolvido desde junho, buscou valorizar a pluralidade de corpos e histórias das mulheres da cidade. A partir de um chamamento público, mais de 100 mulheres se inscreveram, e 20 foram selecionadas para participar do desfile, o que representa diferentes faixas etárias e diversidade étnica — 67,7% das inscritas se autodeclararam pretas ou pardas.
Estilista e idealizadora do projeto, Thalita Lobo destacou a importância da representatividade nas criações e na seleção das modelos.
“Em cada desenho e em todo o processo de criação dos looks, houve um profundo respeito pela cultura de Planaltina. As mulheres que participarão do desfile trazem em suas vivências uma beleza única, que reflete a resistência e a riqueza cultural de nossa cidade”, afirmou.
Durante o desfile, serão apresentados 20 looks que traduzem o contexto cultural de Planaltina, com peças exclusivas, algumas delas confeccionadas com tecido pintado à mão.
“O desfile contará com uma alfaiataria autoral, que busca capturar a essência da cidade através da moda”, ressaltou a estilista.
Planaltina, no Coração do Planalto Central é um projeto que visa valorizar e divulgar a moda produzida no Distrito Federal, com ênfase no trabalho de artistas independentes da cidade homenageada.
A iniciativa, que foi selecionada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do DF, prioriza uma produção periférica, diversa, inclusiva e que representa a pluralidade da mulher.
O evento terá ainda um show da DJ Ketlen, que promete encerrar as comemorações com muita música e energia.
Serviço:
– Desfile do projeto “Planaltina, no Coração do Planalto Central” – Data: 17 de agosto de 2024 – Horário: 19h – Local: Praça Salviano Monteiro Guimarães (Praça do Museu), Setor Tradicional de Planaltina – Encerramento: Show com a DJ Ketlen
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.