Connect with us

Diamantino

Pioneiro em mais um projeto, Diamantino é o primeiro município do estado a realizar atendimentos do Programa Mais MT Sorrindo

Publicado

em

Com o objetivo de cuidar da saúde bucal de crianças entre 5 a 12 anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em parceria com a Prefeitura de Diamantino, realizou no mês de setembro um tratamento inovador e não invasivo para a retirada de cáries em dentes decíduos e permanentes em alunos da rede municipal de educação. Mais de 70 crianças foram examinadas.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Diamantino foi a primeira cidade do estado a realizar as ações do Programa Mais MT Sorrindo, que será referência no tratamento restaurador atraumático de cáries (ART) em todo o estado. Por meio do procedimento, a criança não sente dor ou incômodo, pois não há o uso da caneta de alta rotação, broca ou anestesia.

Na área há mais de 25 anos, a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Drª Andrea Coelho, falou sobre a escolha do município para ser o primeiro a realizar as atividades do programa.

“Diamantino foi escolhido como cidade piloto pois mostrou ao estado uma equipe de saúde muito comprometida e coesa com os processos de trabalho. É um programa transformador e tenho certeza que o município está preparado para atuar.”

A coordenadora ainda explicou a visão do governo estadual em promover agilidade nos atendimentos e tratamentos. “Esse trabalho é uma forma de repensar a saúde bucal do Estado de Mato Grosso, é sair do convencional e focar na prevenção e no cuidado.”

Para aprenderem mais sobre o programa, cerca de 43 profissionais de saúde bucal da Regional de Diamantino passaram por capacitações. O município recebeu profissionais de Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Nortelândia e São José do Rio Claro.

Cerca de 73 crianças passaram pela escovação supervisionada, onde receberam informações sobre como cuidar da higienização bucal e realizar a escovação correta. Em seguida, por meio de uma triagem, foram examinados 20 casos que se enquadraram em receber o ART e outros que possuíam necessidade de atendimento clínico junto às unidades de saúde.

Um dos responsáveis pela capacitação, o professor cirurgião-dentista Dr. Thyago Munoz, falou sobre a preparação dos cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal.

“Os profissionais passaram por uma capacitação teórica, onde tiveram contato com os processos de mudança na odontologia e o passo a passo sobre a realização segura e integral do tratamento restaurador atraumático de cáries. É um método permanente que dá resolutividade aos casos que necessitam de encaminhamentos.”

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado, os resultados obtidos no município serão incrementados no protocolo de serviço que será replicado no estado.

A odontóloga e coordenadora de saúde bucal do município de Nobres, Drª Angélica Secchi, foi a primeira profissional a realizar o tratamento não invasivo no projeto piloto e compartilhou a emoção em ver novos métodos para atendimento dos pacientes.

“É um privilégio estar aqui como convidada de Diamantino. Acredito que seja muito importante estarmos abraçando esse projeto, que com toda certeza alcançará efetivamente as crianças que mais precisam. Outro ponto positivo é ver o paciente saindo 100% sem dor e com um procedimento que é permanente.”

A cirurgiã-dentista da unidade de saúde do Bairro da Ponte há mais de 20 anos, Drª Eucenia de Souza, comentou sobre como as ações do programa ajudarão a reforçar o trabalho de educação em saúde que é realizado no município de Diamantino.

“Temos o Programa Saúde na Escola que atuamos diretamente na comunidade, ensinando a escovação correta e outros cuidados com a higiene bucal. Agora, com esse projeto que vem para complementar nossas ações, conseguimos minimizar os prejuízos e danos aos dentes das crianças.”

O Prefeito de Diamantino, que também é médico pediatra, Dr. Manoel Loureiro, destacou a alegria em ver a cidade como destaque de trabalho no estado.

“Diamantino foi novamente escolhido como piloto para mais uma importante ação no estado. Essa oportunidade só é possível graças a nossa equipe de odontologia municipal que sempre abraçou a causa e os trabalhos de maneira resolutiva e completa. Fico feliz de ver o município ser reconhecido como atuante e promissor no Mato Grosso.”

A secretária municipal de Saúde, Marineze Meira, também acompanhou de perto os atendimentos na Escola de Tempo Integral Brás Maimoni

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora