Connect with us

BRASIL

Pioneiro em Brasília, Carlos de Jesus Gravia morre aos 89 anos

Publicado

em

Pioneiro em Brasília, Carlos de Jesus Gravia morre aos 89 anos
Fernanda Moura

Pioneiro em Brasília, Carlos de Jesus Gravia morre aos 89 anos

Depois de passar por São Paulo, o português Carlos de Jesus Gravia chegou a Brasília e, em 1961, abriu, ao lado do irmão José, em Taguatinga, a indústria Gravia , um dos mais importantes grupos metalúrgicos do Brasil e o maior do Centro-Oeste. Nesta quinta-feira, (25), com muito pesar, a família do senhor Carlos divulgou a notícia de sua morte.

Por aqui, tudo começou em um pequeno galpão e, como consequência do trabalho duro dos irmãos, resultou em obras de importantes pontos da cidade, como a Catedral Metropolitana, o Teatro Nacional, o Supremo Tribunal Federal e alguns ministérios.

Marido de Leonor, o senhor Carlos deixou de fato um grande legado. Sua filha, Rosângela, assumiu a direção da empresa, posição que ocupa até hoje.

Sobre a morte do pioneiro, José Humberto Pires, secretário de Governo do Distrito Federal declarou: “temos uma história que se confunde em Taguatinga e o Carlos sempre foi uma inspiração para todos nós. Desejo que Deus conceda a ele o merecido descanso eterno”.

O velório será realizado nesta quinta-feira (25), das 14 às 16 horas, no cemitério Campo da Esperança.

The post Pioneiro em Brasília, Carlos de Jesus Gravia morre aos 89 anos first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora