O piloto campeão de voo acrobático Olivier Masurel, 42, morreu na noite desta segunda-feira (6) após cair com seu avião, que havia colidido com um abutre, uma ave de rapina.
Masurel havia feito uma apresentação em um show aéreo em San Javier. Ele voltava para Madrid quando sofreu o acidente. De acordo com um porta-voz do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências do governo regional, o avião pegou fogo após a queda.
“Os bombeiros de Alcazar de San Juan foram mobilizados ontem à tarde após um acidente com uma aeronave leve. O avião pegou fogo após atingir o solo próximo à estrada CM-3012, causando a morte do piloto e único ocupante da aeronave”, disse o porta-voz.
Homenagem
Em comunicado, o San Javier Airshow, evento onde o piloto franco-espanho havia se apresentado, lamentou a morte do piloto.
“Estamos com o coração partido com a notícia do acidente fatal sofrido por Olivier Masurel, um piloto acrobático que participou do festival aéreo. Um abutre bateu em sua cabine e ele morreu. O acidente aconteceu após o festival terminar, poucos minutos antes de ele retornar ao seu destino. Acompanhamos sua família e amigos nesta triste perda”.
“Voar tem sido a paixão de Olivier e este acidente fatal custou-lhe a vida. Voe alto, querido Olivier”, completou a homenagem.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.