Um homem de 54 anos perdeu a capacidade de se mover e de falar após ser infectado com três vírus ao levar uma única picada de mosquito. Joe Casey testou positivo para encefalite equina oriental (EEE, na sigla em inglês), vírus do Nilo Ocidental e encefalite de St. Louis, num caso desafiador para os médicos dos Estados Unidos .
“O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA) e os médicos infectologistas não sabem qual deles o está deixando tão doente”, afirmou Angela Barker, cunhada de Joe, a uma emissora afiliada da rede CBS.
Segundo a familiar, Joe relatou o mal-estar no início do mês passado, mas não foi internado em hospital – o que só aconteceu quando o caso se agravou.
“Meu cunhado não é um homem fraco, e ver alguém que você ama estar tão doente quanto ele e não conseguir falar, se mover, se comunicar por mais de três semanas é assustador e angustiante”, acrescentou Angela.
Apesar dos desafios, a família de Casey segue otimista para uma recuperação completa. Os familiares abriram uma página do site de financiamento coletivo GoFundMe para ajudar nas despesas médicas. Além disso, eles estão alertando para os riscos das picadas de mosquitos:
“Ele foi picado por um só mosquito. Mantenha-se seguro. Cubra-se. Use repelente. Pode acontecer com qualquer um, e essa é a coisa mais assustadora.”
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.