Connect with us

MATO GROSSO

PGE promove encontro para doação e troca de mudas de plantas nesta quarta-feira (07)

Publicado

em

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) promove, nesta quarta-feira (07.06), o 2º Encontro de Doação e Troca de Mudas e Sementes de plantas. O evento ocorrerá das 8h às 12h, na sede da PGE (piso térreo), terá participação de empresas parceiras, e será aberto para servidores de outras secretarias e instituições.

A ação será realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Neste ano, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Extensão e Assistência Rural (Empaer) doou 200 mudas de árvores frutíferas, que serão distribuídas para quem tiver interesse durante o evento. Os participantes também podem levar mudas para trocas.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo promover reflexões na sociedade e nas empresas para que preservem, cuidem, promovam ações assertivas de preservação ao ecossistema e, assim, sejam aliados da natureza. Então, a PGE-MT está fazendo a sua parte, promovendo este evento que visa disseminar boas práticas e conhecimentos sobre sustentabilidade”, destaca o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes.

Segundo a organizadora do evento e diretora-geral da PGE, Soraya Queiroz, além de lembrar e sensibilizar a todos quanto à questão da preservação e proteção do meio ambiente, o evento será importante para interação entre os servidores, como o objetivo principal da troca ou doação das mudas.

“Se o servidor tiver mudas em casa ou sementes que queiram trocar ou doar, esse espaço é perfeito para isso. Neste ano trouxemos como inovação empresas que oferecem serviços com foco na preservação do meio ambiente, que tem tudo a ver com nosso propósito de incentivar práticas ecológicas e sustentáveis”, ressalta Soraya.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora