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MATO GROSSO

Pesquisa revela que usuários estão satisfeitos com atendimento pelo formulário de atermação

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O Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Poder Judiciário de Mato Grosso realizou uma pesquisa para analisar como o formulário de atermação está sendo recebido pelo público.
 
A pesquisa de satisfação foi criada no intuito de saber como está o atendimento de atermação virtual, quais as dificuldades que as pessoas encontram na utilização da ferramenta, com o objetivo de melhorar o atendimento, tornando-o cada vez mais acessível a qualquer pessoa que deseje entrar com ação nos juizados especiais de Mato Grosso sem advogado.
 
91,7% dos participantes disseram que é fácil ou muito fácil responder o formulário eletrônico e 81,7% acreditam que teve o entendimento completo da
atermação eletrônica.
 
96,7% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ferramenta eletrônica de atermação. Já para anexar os documentos, o valor é de 93,3% e 96,7% para o processo de assinatura da petição.
 
O tempo decorrido entre o preenchimento do formulário e o início do processo foi menos de uma semana para 41,7% e de uma semana para 20%. 88,3% dos participantes disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de resposta.
 
As notas 9 e 10 foram dadas para a recomendação da atermação eletrônica a um amigo ou parente. Algumas classificações para as notas que os participantes deram foram: agilidade, facilidade, rapidez, confiabilidade, justiça e praticidade.
 
As pessoas que responderam a pesquisa foram aquelas atendidas de maio até junho. A divulgação do resultado da pesquisa faz parte da programação da Semana Nacional de Juizados, realizada entre os dias 17 a 21 de junho.
 
Atermação – O formulário de atermação foi criado desde dezembro de 2024, e está disponível no portal do Tribunal de Justiça, onde as pessoas de qualquer lugar podem, de maneira muito prática e rápida, iniciar o processo de distribuição de uma ação judicial sem advogado.
 
Aqueles que tenham interesse em entrar com ação até vinte salários mínimos podem acessar o portal, incluindo um breve relato dos fatos de sua demanda, bem como documentos pessoais e comprobatórios relacionados à sua questão.
 
Este atendimento é direcionado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) dos Juizados Especiais, que faz uma triagem do que pode ser resolvido de forma amigável, através de uma mediação. Depois desta etapa, não havendo acordo entre as partes envolvidas, é elaborada a ação judicial e sua distribuição. Nos atendimentos que não demandam audiência de mediação, é distribuída a ação judicial de imediato.
 
Desde dezembro, 565 pessoas já foram atendidas pelo Cejusc através do formulário virtual de atermação.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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