Para promover um maior envolvimento e colaboração da população com o Poder Judiciário nacional foi lançada a pesquisa “Gestão Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor”. Essa iniciativa visa reunir diferentes perspectivas e anseios da sociedade, incluindo cidadãs e cidadãos, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, membros do Ministério Público, defensoras e defensores públicos, advogadas e advogados.
Todos podem participar da pesquisa, avaliar e colaborar com as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2024, respondendo o questionário até o dia 23 de julho (domingo).
A participação ativa da sociedade é fundamental quando se trata do Poder Judiciário, uma vez que ele desempenha um papel essencial na promoção da justiça e na garantia dos direitos e deveres de todos os cidadãos.
A pesquisa tem objetivo de estabelecer conexão com a população para compreender as prioridades, desafios e necessidades em relação à Justiça no país. As opiniões, vivências e expectativas de cada pessoa, ao responder o questionário, refletirá nas políticas e ações que serão implementadas pelos tribunais, com a alteração e/ou elaboração de novas metas nacionais.
A consulta pública é realizada por meio da Rede Nacional de Governança Colaborativa da Justiça Estadual, e as metas nacionais representam o compromisso dos tribunais com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com acessibilidade, maior eficiência e qualidade.
Neste ano, os 27 Tribunais Estaduais, como o Tribunal de Justiça de Mato grosso, e do Distrito Federal se uniram para juntos conduzirem o processo de Gestão Participativa.
Faça a sua parte, colabore respondendo a pesquisa.
Leia também:
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT