Connect with us

BRASIL

Pesquisa Game Brasil revela: 73,9% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos

Publicado

em

Pesquisa Game Brasil revela: 73,9% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos
Adnews

Pesquisa Game Brasil revela: 73,9% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos

Pesquisa mostra aumento no número de jogadores, com mais de 50% representando mulheres e a maioria se autodeclarando negros ou pardos.

Cerca de 73,9% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos. Esse foi um dos dados apontados pela edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil (PGB), publicada na última terça-feira (27), com objetivo de revelar as características de consumo dos jogadores do país, que registrou um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. O 11º relatório do levantamento aponta também que, para 85,4% dos brasileiros, os jogos eletrônicos são considerados uma de suas principais fontes de diversão.

A PGB 2024 mostrou ainda, o aumento da representatividade de pessoas jogadoras que se autodeclaram como negras (11,2%) ou pardas (41,2%), totalizando 52,4%, mais da metade dos participantes. Outro ponto chama a atenção: o número de mulheres jogadoras, representando um montante de 50,9%, em comparação com os 49,1% dos homens, traz um novo olhar para a diversidade dos gamers no país.

A faixa etária também foi destaque na pesquisa: pessoas entre 30 a 34 anos e de 35 a 39 anos estão fazendo um uso maior de jogos eletrônicos. De acordo com os pais, os adolescentes não ficam atrás, com 70,2% de menores de 15 anos jogando desde a sua infância até os dias atuais. Para Márcio Filho, Presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro (RING), as mudanças são consideradas positivas também para um futuro crescimento econômico do setor.

“Perceber que os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes na sociedade e tem atravessado diversos perfis socioeconômicos é uma alegria, mas não podemos parar somente no aspecto do consumo. É fundamental que o Brasil, que hoje corresponde a cerca de 1,5% do mercado consumidor global, possa também ocupar um lugar de destaque na produção. Nessa seara, somos somente 0,2% do mercado produtor global. É uma diferença importante e que demanda a união da iniciativa privada, da academia e dos governos para ser superada”, declarou o presidente.

Márcio destacou ainda ressaltou que o Brasil movimenta 13 bilhões de reais e fatura 1,2 bilhão de reais por ano com jogos eletrônicos. Segundo ele, diante de um crescimento em potencial do consumo, como mostra a pesquisa, é fundamental ter políticas públicas que acompanhem esse desenvolvimento.

Realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o 11º relatório foi desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM, com participantes de todos os estados e o Distrito Federal.

Foto de capa: Freepik

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn . #WhereTransformationHappens

The post Pesquisa Game Brasil revela: 73,9% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos appeared first on ADNEWS .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora