Connect with us

BRASIL

Pesquisa aponta semelhanças entre eleitores de Milei e Bolsonaro

Publicado

em

O ex-presidente brasileiro parabenizou Milei e viajará à Argentina para sua posse
Reprodução

O ex-presidente brasileiro parabenizou Milei e viajará à Argentina para sua posse

Um levantamento realizado pelo grupo de pesquisa ” Monitor do debate político “, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), aponta pautas ligadas ao liberalismo econômico, desconfiança sobre o sistema eleitoral, desprezo pelos direitos humanos e “moralismo” como principais semelhanças entre eleitores do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro , e o presidente eleito na Argentina, Javier Milei .


Os “mileistas” foram questionados antes da votação do primeiro turno da eleição do nosso país vizinho. No último domingo (27), 498 bolsonaristas foram entrevistados pelos pesquisadores durante a manifestação contra o Supremo Tribunal Federal (STF) realizada na Avenida Paulista por convocação do pastor Silas Malafaia.

Economia e trabalho

Para 87% dos apoiadores de Milei, auxílios do governo “desestimulam as pessoas a trabalhar”. A mesma afirmação conta com o apoio de 82% dos eleitores de Bolsonaro.

Já a ideia de que leis trabalhistas “mais atrapalham o crescimento das empresas do que protegem os trabalhadores”, e que o governo “não deve pagar por todas as necessidades do povo” está presente em 70% dos eleitores de direita em ambos os países.

Sistema eleitoral

Os dois grupos demonstraram uma tendência muito forte a desconfiar do sistema eleitoral de seus países, embora essa suspeita seja mais forte no Brasil, onde apenas 6% dos bolsonaristas confiam no resultado das urnas. No lado argentino da fronteira, 28% dos mileistas confiam no sistema eleitoral.

Mídia

A maneira de se informar também reflete a aproximação ideológica entre os apoiadores de Bolsonaro e Javier Milei. Em ambos os casos, quase a totalidade dos eleitores entrevistados (98% dos bolsonaristas e 96% dos mileistas) concordam que “a internet permite descobrir verdades que os jornais e a TV querem esconder”.

Direitos humanos e costumes

A tese de que “os direitos humanos atrapalham o combate ao crime” obteve ampla aprovação entre os apoiadores dos dois políticos, encontrando respaldo entre 81% dos bolsonaristas e 71% dos mileistas.

O ponto de menor concordância entre os apoiadores de Milei e Bolsonaro é a pauta reacionária de costumes e valores morais.

A maior discrepância entre os percentuais se deu na afirmação de que “as escolas “ensinam temas que contrariam os valores da família”, aprovada por 84% dos eleitores de bolsonaro e 64% dos apoiadores de Milei.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora