O DW! Semana de Design acaba de ganhar uma edição carioca. Entre os dias 3 e 8 de setembro, o maior festival urbano de design da América Latina que ocupa as ruas de São Paulo desde 2012 aporta no CasaShopping com mais de 90 ações e a participação de mais de 50 designers e lojistas.
A programação conta com diversos talks sobre arquitetura, design e urbanismo, instalações de arte, lançamentos de móveis e peças de design, produtos e revestimentos e uma edição exclusiva da Feira na Rosenbaum.
Entre as atrações desta edição, a Feira na Rosenbaum, com toda sua diversidade cultural, exibe as criações de objetos de design, peças de decoração, moda e itens para casa de mais de 80 expositores entre artesãos, designers e estilistas independentes de todas as regiões do País.
Abrindo os DW! Talks, o Dia da Arte reúne os artistas plásticos Marcelo Jácome, Marc Pottier, Rafael Vicente e Rabi Araújo. O Dia do Design de Interiores terá o arquiteto Maurício Arruda conversando com Ana Lúcia Adriano (diretora da ABD/RJ) e Miguel Fernandéz y Fernandéz (presidente do CREA/RJ).
Já no Dia do Design Urbano, Luiz Eduardo Índio da Costa e Guto Índio da Costa falam de suas experiências com planejamento urbano. No Dia da Arquitetura e Desenvolvimento Imobiliário, a conversa será com Marcelo Falcão e Vitor Penha (Somauma), Guilherme Brito (Gardi) e Celso Rayol e Fernando Costa (Cité Arquitetura).
Por fim, no Dia da Sustentabilidade, Sami Meira (da UGreen), Teka Mesquita, Marina Castanheira e Isaac Amir assumem os microfones.
Confira a programação dos talks:
De 3 a 7 de setembro, das 12h às 14h, no auditório CasaShopping
Entrada franca, sujeita à lotação do espaço
3 de setembro – Dia da Arte: conversa entre os artistas plásticos Marcelo Jácome, Marc Pottier, Rafael Vicente e Rabi Araújo.
4 de setembro – Dia do Design de Interiores: o arquiteto Maurício Arruda conversa com Ana Lúcia Adriano (diretora da ABD/RJ) e Miguel Fernandéz y Fernandéz (presidente do CREA/RJ).
5 de setembro – Dia do Design Urbano: Luiz Eduardo Índio da Costa e Guto Índio da Costa falam de suas experiências com planejamento urbano.
6 de setembro – Dia da Arquitetura e Desenvolvimento Imobiliário: Marcelo Falcão e Vitor Penha (Somauma), Guilherme Brito (Gardi) e Celso Rayol e Fernando Costa (Cité Arquitetura) falam sobre o tema.
7 de setembro – Dia da Sustentabilidade: Sami Meira (da UGreen), Teka Mesquita, Marina Castanheira e Isaac Amir assumem os microfones.
Serviço
Datas: d e 3 a 8 de setembro de 2024
Horário: terça a sexta, 10h às 20h/ sábado e domingo, 14h às 20h
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.